quinta-feira, 29 de julho de 2010

Corrupção policial: esse é o foco


Pelo o que estamos vendo na exposição diária da mídia nacional, pelo menos no Rio de Janeiro você pode dirigir seu veículo automotivo e atropelar qualquer pessoa na rua, contanto que não seja filho ou filha de atriz da Rede Globo. É sério. Chega a ser absurda essa massificação do caso envolvendo o jovem skatista Rafael Mascarenhas. Será que já não bastam os episódios envolvendo o goleiro Bruno e a advogada Mércia Nakashima?
É lamentável a morte do rapaz – que aliás não tinha que estar andando de skate em plena madrugada carioca por uma via interditada pela prefeitura -, mas daí a promover até reconstituição do fato, mesmo todo mundo sabendo perfeitamente como tudo ocorreu, já é demais. A coisa vira mesmo espetáculo para a mídia.
No país inteiro, as ocorrências de atropelamento de pedestres no dia a dia são incontáveis. Milhares de vidas são perdidas por conta de motoristas irresponsáveis e que muitas vezes agem com a certeza da impunidade. São assassinos em potencial que merecem penas mais duras por parte da lei. Para se ter uma ideia do caos, somente no último feriado prolongado de Corpus Christi, 53 pessoas morreram em acidentes nas estradas paulistas, sendo 14 delas atropeladas. Mas nada de notícia com sensacionalismo na tela da tv.
Agora: a corrupção policial neste país é que precisa virar pauta do dia, até que algo seja feito para que acabe de vez. Nesse episódio do filho da atriz, no meu entendimento, o mais grave foi a atitude dos policiais que receberam propina e fizeram de tudo para amenizar o crime. Isso sim merece estar todos os dias nas manchetes. No mais, quem sabe agora com a morte do filho de uma pessoa pública as coisas não tomem outro rumo quanto a isso. Dá-lhe Rede Globo.

Gilson Sousa

terça-feira, 27 de julho de 2010

Djavan com disco novo


Fãs da música de Djavan já estão contando os dias para a chegada do novo disco do cantor alagoano que virou referência na MPB dos últimos anos. De acordo com o blog Meu Bem Querer (http://blog.meubemquerer.com.br/), espaço cibernético capitaneado pelo amigo carioca Jorge Fernandes, agora em agosto chega às lojas o disco Ária, inaugurando a parceria firmada entre a Luanda Records, gravadora do próprio Djavan, e a Biscoito Fino, gravadora que investe alto na MPB de boa qualidade.
Ária, o novo CD, trará canções que são queridas por Djavan e fazem parte de sua vida. São principalmente canções românticas, reforçando a idéia de que o artista mantém grande identificação com as coisas que falam de amor. A música Sabes Mentir, composta por Othon Russo e sucesso na voz de Angela Maria, já virou tema de novela da Globo e está fazendo sucesso em emissoras de rádio de todo o país.
O novo disco de Djavan terá também Disfarça e Chora, composta por Cartola e Dalmo Castello; Brigas nunca mais, composta por Vinicius de Morais e Tom Jobim; Fly me to the moon, composta por Bart Howard; e muitas outras. A propósito, o último disco gravado por Djavan havia sido Matizes, em agosto de 2007. Foi um CD que praticamente passou despercebido do grande público, mas que contém belas músicas autorais como Pedra, Delírio dos Mortais e Joaninha.
O blog Meu Bem Querer, ao contrário da página oficial de Djavan, é muito bem informado e adianta que as datas dos primeiros shows do CD Ária já estão sendo anunciadas. Aliás, o Jorge promete estar na estréia do Rio de Janeiro e acompanhar tudo de perto para depois levar as informações a todos os fãs do cantor. Muito provavelmente o show passará por Aracaju, só que daqui a um bocado de tempo. A última vez em que Djavan esteve em Aracaju foi em setembro de 2008, lotando o Espaço Emes, como sempre.

Gilson Sousa

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Somos também o país do vôlei


Se o povo brasileiro bem soubesse e fosse melhor informado, migrava rapidinho de futebol para o voleibol em termos de paixão esportiva. Sem dúvida, é o único esporte de massa hoje em dia que realmente nos garante alegrias, sem muito susto. Ontem à noite mesmo, vi a final da Liga Mundial Masculina e vibrei com a seleção de Bernardinho derrotando os jovens gigantes da Rússia por 3 sets a 1. Com esse, já são nove o número de títulos da seleção brasileira no torneio que reúne anualmente as principais seleções de voleibol de todos os continentes.
Então, é ou não é viável torcer pelo voleibol brasileiro? O time que se renova com incrível precisão e eficiência – ao contrário da seleção de futebol vista nos últimos tempos -, atingiu agora a liderança do ranking da Liga Mundial, com 15 medalhas - sendo nove de ouro, duas de prata e quatro de bronze em vinte edições da competição. Dá gosto de ver. Até porque, além da Liga Mundial, o time de Bernardinho sempre chega forte em competições como Olimpíadas e campeonato mundial, que aliás começa no próximo dia 5 de agosto.
Portanto, certamente o que se viu ontem à noite na disputa final contra a Rússia não foi apenas a conquista de mais um título global. Foi a supremacia de um esporte de alto rendimento no mundo. E bem por isso, nós brasileiros podemos sim torcer com mais fervor e paixão por esse esporte que nos garante alegria e prazer. Afinal, também somos o país do vôlei.

Gilson Sousa

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Falta ao trabalho não é problema


Todos nós estamos cansados de ouvir dizer por aí que deputado no Brasil trabalha pouco e ganha muito dinheiro. E isso não é mentira. Mas também não é regra. Conheço de perto situações em que um deputado trabalha pra caramba a fim de cumprir suas obrigações parlamentares e manter firme sua ideologia política. Conheço até situações contrárias, em que o dito deputado não faz pn e ainda tira onda com a cara do povo sempre que pode. E sempre de bolso cheio.
Mas o fato é que o portal iG (www.ig.com.br) resolveu fazer um minucioso levantamento inédito sobre faltas no Congresso Nacional e descobriu que 35 dos 513 parlamentares federais poderiam ter tido os mandatos cassados. Isso porque faltaram a um terço das reuniões ordinárias da Câmara dos Deputados, em pelo menos uma das três últimas sessões legislativas. Todos foram salvos pelo fato de a Mesa Diretora acolher suas justificativas nem sempre plausíveis. Mas já pensou se isso acontecesse com trabalhadores comuns? Pois, sim.
Juntos, os 35 parlamentares com o maior número de faltas abonadas em sessões ordinárias apresentaram, entre 2007 e 2009, 1.402 justificativas. Entre eles estão os deputados Ciro Gomes (PSB-CE), Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Jader Barbalho (PMDB-PA), Nice Lobão (DEM-MA) e Sandro Mabel (PR-GO). Não teve sergipano nesta lista. Todavia, na história da Câmara apenas dois entre 177 parlamentares foram cassados por faltarem a um terço das sessões ordinárias. Foram os deputados constituintes Felipe Cheidde (PMDB-SP) e Mário Bouchardet (PMDB-MG) que perderam o mandato em 31 de maio de 1989.
A propósito, na atual Assembleia Legislativa de Sergipe, fosse feito levantamento semelhante, tenho quase certeza de que um ou outro deputado perderia o mandato. O regimento da Casa é até rigoroso quando o assunto diz respeito às faltas ao trabalho. Mas ninguém jamais foi ou será punido por conta disso. Até porque existe uma enxurrada de licenças médicas ou missões político-partidárias que ‘justificam’ as ausências. E tudo isso sem prejuízo algum aos polpudos contracheques mensais de cada um deles. Mas o fato é que cada um de nós sabe muito bem quem paga essa conta e sempre deixa pra lá. Pra que se estressar, não é verdade?

Gilson Sousa

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Nova profissão na China


Cristiane Veiga, mais conhecida no mundo artístico sergipano como ‘Cris Louca’, é uma dessas figuras indispensáveis na vida da gente. Criativa ao extremo, bem humorada e pronta para qualquer serviço, é a responsável pelos comentários mais ‘picantes’ nas publicações deste blog. Mas Cris (http://crislouca.blogspot.com/) também é cultural. Ainda ontem me enviou e-mail revelando o surgimento de uma nova e excitante profissão destinada a mulheres na China: punheteira.
Isso mesmo. E vejam só o provocativo conteúdo do e-mail repassado por Cris Louca: “Não se surpreenda se uma amiga disser que vai para a China trabalhar como Punheteira! Não é piada. É coleta de esperma assistida. Que avanço! Já vimos em filmes que nos EUA eles dão umas revistas pornográficas para o exame de espermograma. No Brasil somente o frasquinho e uma sala isolada, pois é pago pelo Plano de Saúde, imagina o SUS. Na China tem profissional para esse ramo”.
A propósito, por lá a palavra para definir a atividade profissional é mesmo “punheteira”, termo traduzido do Mandarim. O salário transformado em reais brasileiros corresponde a R$ 3.700,00 mensais, isso porque - conforme PPRA - NR-32 – GRAU DE RISCO 04 - as trabalhadoras estão expostas a risco ergonômico - L.E.R. É mole ou quer mais?

Gilson Sousa

terça-feira, 13 de julho de 2010

Vai ter copa do mundo em 2014?


Volto a criticar os abusos e atos inconseqüentes do nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Isso porque vi nos noticiários de TV e li em reportagens na internet que ele fez criticas à Fifa após a entidade máxima do futebol dizer que as obras para a Copa do Mundo de 2014, que será no Brasil, estão atrasadas. E é claro que estão. Portanto, menos, Lula... menos, Lula.
Nenhum dos suntuosos estádios para 2014 sequer está com obras efetivas em andamento. Alguns já foram fechados para obras, mas isso não quer dizer que estejam em obras. Entende? Aí vem o presidente dizer que a Fifa está errada ao fazer cobranças. Não está, não. Organizar uma copa do mundo não é brincadeira. E além do mais, não é só campo de futebol que precisa ser feito. Mas vejam o que disse o nosso Lula:
“Vocês viram que terminou uma Copa do Mundo na África do Sul agora e já começam aqueles a dizer: Cadê os aeroportos brasileiros? Cadê os estádios brasileiros? Cadê os corredores de trem brasileiros? Cadê os metrôs brasileiros?, como se nós fôssemos um bando de idiotas que não soubéssemos fazer as coisas e não soubéssemos definir as nossas prioridades”, afirmou o presidente. Portanto, menos, Lula... menos, Lula.
Esse tipo de obra não é feito do dia para a noite. E é bom frisar que a expectativa é de que o Brasil receba durante o Mundial cerca de 600 mil estrangeiros, além dos cerca de três milhões de brasileiros que irão circular pelo País durante a competição. A propósito, se o governo federal, que provavelmente estará nas mãos de Dilma Roussef, se espelhar no ritmo de obras executado pelo governo de Sergipe, a coisa vai azedar de vez. Por aqui é tudo muito lento, então... menos, Lula.
A boa notícia é que em setembro próximo, a Fifa vai abrir um escritório no Rio de Janeiro e passará a cobrar e acompanhar de perto as obras no País. Até porque, é bom lembrar que uma auditoria encerrada em abril e aprovada duas semanas atrás pelo Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que as providências para a organização da Copa de 2014 estão "impressionantemente atrasadas". Palavras do técnicos do TCU. Viu, Lula.

Gilson Sousa

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A prima gripada


Minha prima está gripadinha. Eu mesmo tenho um medo danado de pegar essa gripe. Por isso quero distância. Mas a tadinha está precisando de cuidados. O pior é que não tem que faça isso, e portanto terei que me sacrificar. Tem um amigo meu que é médico e disse que suspeita de uma tal virose. Eu não sei de nada. Mas ele até se ofereceu para vir aqui em casa “dá um tratamento melhor nela”. Não entendi direito, mas não permiti. Acho que ele está com malícia.
Essa menina, desde que veio de Capela pra morar aqui em casa, vem apresentando essa fragilidade na saúde. Mas eu desconfio que é dengo. Ela não quer que eu saia de perto dela. Mas tenho medo. Ontem à noite fui colocar um lençol para protegê-la do frio e ela reclamou. Não queria de jeito nenhum. Perguntou foi se eu não tinha coisa melhor para esquentá-la. Repare que ousadia da peste. Que menina mal criada.
Bem que eu vivo dizendo que tio Herinaldo, que já foi pro céu, e tia Malvina, que sequer enxerga mais, não criaram bem essa sapeca. Eu tinha avisado para ela não pegar chuva de jeito nenhum. Disse que ia para o show de Aviões do Forró e voltou de lá toda molhada. Eu fiz de tudo para a gripe não pegar a coitadinha. Fiz chá, comprei toalha nova, mas ela não quis nada disso. Agora fica ali na cama azucrinando meu juízo. Sei não, mas acho que o jeito é providenciar uma vacina para ela. O que me diz?

Gilson Sousa

domingo, 11 de julho de 2010

Vila do forró será permanente


Eis que surge dos recantos palacianos do reino de Marcelo Déda uma notícia um tanto quanto animadora para o setor turístico. Enfim, atendendo a inúmeros apelos da comunidade, o poder público transformará a cidade cenográfica dos festejos juninos na orla da Atalaia, conhecida como Vila do Forró, num espaço permanente para celebração de nossas tradições. Ou seja, a Vila permanecerá montada durante o ano todo.
O projeto para tal já foi aprovado pelo Prodetur, programa do governo federal que garantirá recursos financeiros para manutenção do espaço. Aliás, a cidade cenográfica que tanto encanta turistas e sergipanos contará com um anfiteatro para apresentações de quadrilhas juninas, músicos e outros espetáculos. E tudo ao ar livre, de graça, no mesmo espaço onde todos os anos acontece o evento junino organizado pelo governo estadual.
A propósito, como já disse, a reivindicação para que o espaço se torne permanente é antiga. Inclusive este blog já havia se somado a milhares de vozes sergipanas na cobrança. Afinal, se somos o surreal “país do forró”, nada mais justo que o poder público manter um espaço permanente destinado ao gênero. Certamente os turistas e os próprios nativos irão agradecer muito.


Gilson Sousa

terça-feira, 6 de julho de 2010

Campanha eleitoral começa pra valer


Começa hoje pra valer a campanha eleitoral para candidatos à presidência da República, governador, senador e deputados federais, estaduais e distritais já efetivados na Justiça Eleitoral. Todos eles estão autorizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a fazer propaganda abertamente em busca de votos. E na condição de eleitor, sem receio algum, declaro aqui abertamente meu voto em favor da reeleição do deputado estadual Francisco Gualberto, o 13.300 do PT.
A partir de hoje também passa a ser permitida, por exemplo, a utilização de carros de som, ou ainda a realização de comícios e carreatas. Entretanto, a propaganda eleitoral no rádio e na televisão só tem início em 17 de agosto e vai até 30 de setembro. Ainda de acordo com a legislação, estão proibidos os showmícios, as propagandas em outdoor e a distribuição de camisetas, chaveiros, bonés e outros brindes que possam proporcionar vantagem ao eleitor. Vamos ficar de olho.
Até porque nesse mundo tem gente pra tudo. Tem gente que aplaude Dunga no aeroporto após o fiasco da seleção brasileira na copa da África do Sul; tem gente que acredita que o goleiro do Flamengo, Bruno, não tem nada a ver com o sumiço da ex-namorada Eliza Samudio; e tem até quem acredite nas baboseiras insanas do desesperado deputado estadual Augusto Bezerra (DEM). É mole?

Gilson Sousa

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Xô, Dunga!


Agora vai sobrar criticas para todos os lados e setores que envolvem a seleção brasileira de futebol. Há quem garanta que a eliminação nas quartas de final, perdendo de 2 a 1 para a Holanda, foi até melhor. Isso porque o time de Dunga poderia se empolgar mais, ir um pouco mais longe, e lá na frente levar um cacete antológico de outra seleção qualquer. Portanto, chorem suas mágoas e deixem os meninos voltar para casa com suas malas abarrotadas de souvenires da África do Sul. Afinal, como eu havia dito bem antes, esses jogadores foram lá praticamente passear. Só não fizeram safári. Quem sabe em 2014.

Gilson Sousa

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Presidente abusado


É inegável a importância do presidente Lula da Silva para a história política e social do Brasil nos últimos oito anos. Votei nele todas as vezes em que se candidatou à presidência da República e continuarei votando. Mesmo ele vindo disfarçado de Dilma. Mas o fato é que o ‘companheiro’ Lula, apesar de fazer muito bem ao país, é um cabra abusado, impertinente. Chega a ser deselegante com a legislação. E isso, obviamente, porque o poder transcendeu em sua vida.
No início desta semana li que pela sexta vez este ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou o presidente Lula por fazer propaganda eleitoral antecipada em favor da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. Isso é um abuso. Nenhum cidadão, seja ele presidente ou não, tem o dever moral de errar tanto. Dá a impressão de que a lei não existe para ele, não há limite nem muito menos respeito. No total, os valores das penalidades chegam a R$ 42,5 mil, mas nenhuma das multas foi paga pelo presidente, porque ainda cabem recursos às decisões.

Gilson Sousa