sábado, 19 de novembro de 2011

Atenção: beber cerveja todo dia faz bem e combate até diabetes


Tá vendo aí! Os meus amigos Chico Ribeiro, Cirleide Souza, Adiberto Souza, Isaac, Matheus e tantos outros estão corretíssimos. Beber cerveja todo dia é uma maravilha. E quem disse isso foram respeitados pesquisadores espanhóis após um estudo realizado com 1.249 homens e mulheres acima de 57 anos. Segundo os especialistas, tomar uma caneca da bebida por dia combate diabetes, evita ganho de peso e previne contra hipertensão. Além de ter graduação alcoólica baixa, a cerveja contém ainda ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio - nutrientes que protegem o sistema cardiovascular. Tá ruim, é?
Como se não bastasse a boa notícia, os estudiosos espanhóis dizem que a cerveja não é a responsável pelo aumento da gordura abdominal. A culpa, na verdade, seria dos aperitivos gordurosos, como salgadinhos e frituras, que grande parte das pessoas consome junto à bebida. E a gente bem sabe disso. “Nesse estudo, nós conseguimos banir alguns mitos. Sabemos que a cerveja não é a culpada pela obesidade, já que ela tem cerca de 200 calorias por caneca - o mesmo que um café com leite integral”, confirma a médica Rosa Lamuela, uma das responsáveis pela pesquisa feita em parceria entre a Universidade de Barcelona, o Hospital Clínico de Barcelona e o Instituto Carlos III de Madri.
No caso da gente, cervejeiros convictos, aponto somente um possível problema: nunca ficamos apenas numa única caneca diária. Mas até acho que isso ajuda no fortalecimento dos benefícios. Portanto, como bem disse o cronista Xico Sá, “bebo muito e escrevo socialmente”. Vou ali tomar a minha caneca de hoje.

Gilson Sousa

2 comentários:

  1. Pois é meu amigo Gilson, é por isso que não deixo a minha skol de lado. Ontem mesmo tomei a minha sagrada. É importante que você divulgue novas informações para os amigos de copo, pois necessitamos ficar informados das novidades "cervejais" benéficas.

    Isaac

    ResponderExcluir
  2. Isso é um alívio! Bom saber que o Dr. Skol é o máximo!

    ResponderExcluir