terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Na rua o carnaval fica bem melhor


Pra mim, o melhor acontecimento deste carnaval que para a maioria dos mortais acaba nesta noite foi a volta magistral das festas de rua reunindo milhões de pessoas em criativos blocos carnavalescos país afora. Foi bacana ver ruas e avenidas do Rio de Janeiro tomadas por foliões atrás de bandinhas de frevo e coisas do gênero. Há tempos isso não acontecia por ali, eu bem sei.
Em Pernambuco, o carnaval de rua sempre foi forte. Na Bahia também, só que ali existem aqueles blocos em que os foliões precisam desembolsar altas quantias em dinheiro para brincar dentro de uma corda. É o jeito. Em vários outros estados brasileiros, pelo o que acompanhei nos telejornais, a folia de rua veio forte este ano. Até aqui em Sergipe, quem diria.
Tirando o tradicional carnaval de rua em Neópolis, cidades como Aracaju, Canindé, São Cristóvão, Porto da Folha, Estância e mais algumas outras se firmaram este ano colocando dezenas de blocos na rua. Nada muito profissional, afinal isso aí não é o nosso forte. Mas para quem gosta de curtir a festa de momo travestido de mulher ou todo melado de talco, digo que o resgate do carnaval de rua aqui e acolá valeu à pena em todos os sentidos. Viva o povo na rua, mesmo que seja somente para festejar as dádivas da carne.

Gilson Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário