quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A riqueza veste batina


Longe de mim comprar algum tipo de briga com os poderosos da igreja católica neste país de atitudes dissimuladas. Mas deixar aqui minha indignação com o que considero o extremo da hipocrisia, isso sim, posso fazer. Acompanhei hoje na mídia o lançamento da Campanha da Fraternidade ecumênica 2010, e para minha surpresa o tema é ‘Fraternidade e Economia’. Até aí, tudo bem.
O problema vem com o desenrolar da coisa. “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, diz o lema. “Ahhhh!”, digo eu. Como assim? No mundo capitalista em que vivemos, pregar isso é pura balela. E essa igreja aí bem sabe disso. Durante séculos acumula riquezas incalculáveis e vem pra cá dizer que pimenta nos olhos dos outros é refresco. Que é isso, mermão?
Até quando esse modelo de igreja conservadora e alienadora irá dominar mentes e consciências pobres de espírito real? Pelo amor do verdadeiro Deus, quem essa igreja católica pensa que é para lançar tal campanha. Sabemos que são pouquíssimos os sacerdotes que realmente cumprem o tal voto de pobreza. A maioria gosta mesmo é de uma boa mordomia. Então, vamos deixar de hipocrisia e cair na real.
Essa mesma igreja, desde os primórdios, alimentava a idéia de riqueza. Não para os integrantes enquanto cidadãos, mas sim para o patrimônio da instituição, capaz de impor e intimidar qualquer um que se oponha ao sistema deles. Eles sabem muito bem que ninguém nesse mundo de hoje vive à margem da economia. E ai dela própria se não apelasse constantemente aos dizimistas para manutenção dos seus cofres. Portanto, é duro dormir com um barulho desses.
E antes que alguém pense que sou um ateu desvairado, digo que não. Sou um cristão, sim senhor, convicto de mim, temente a Deus, mas que não preciso seguir regras e conceitos desse grupo mesquinho repleto de homens hipócritas no comando. Ou será que a partir de agora esses senhores astutos que vestem batina irão abrir mão de suas riquezas ocultas e passar a ajudar materialmente os miseráveis que só contam com a ajuda de Deus para sobreviver nesse mundo cruel? Aí eu quero ver.

Gilson Sousa

4 comentários:

  1. Infelizmente é uma coisa que vai existir sempre e a única forma de protesto, é escrever texto como esse para divulgar tamanha hipocrisia. Sem contar os falsos profetas que aparecem por aí e os padres pedófilos... (saindo um pouco do tema).

    Isaac

    ResponderExcluir
  2. De uma forma ou de outra, a igreja sempre se alimenta da pobreza.

    ResponderExcluir
  3. Caro Gilson, voce pergunta até quando esse modelo de igreja conservadora e alienadora irá dominar mentes e consciências pobres de espírito real? Eu te respondo: até sempre! Enquanto existirem essas mentes e consciências pobres de espírito real. Voce também fala em homens de batina, patrimônio da instituição, apelo constantemente aos dizimistas. Agora eu te pergunto: é só a Igreja Católica que faz isso? E a IURD e tantas outras? São todas iguais, meu caro, todas iguais. Como dizia o grande Tobias Barreto: "Se é sempre o mesmo engodo e falso enleio, se o homem chora e continua escravo, de que foi que Jesus salvar-nos veio?”. Pois é... quem me fala em religião, quer meu dinheiro ou minha liberdade. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Jefferson, você tem toda a razão. A hipocrisia é mesmo universal. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir