quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Neymar, o exagerado


Sim, estamos criando um monstro no futebol brasileiro. Não um monstro dos gramados, como foi Pelé, Zico ou Rivelino. Mas um monstro da má educação, da arrogância, da impertinência. Refiro-me ao garoto do Santos, Neymar, craque precoce, sem dúvida, mas desalinhado com a boa educação esportiva.
Desde ontem à noite, após a partida do Santos contra o Atlético de Goiás, toda a imprensa abre espaço para expor as atitudes reprováveis desse rapaz. Aliás, o técnico do Atlético, Renê Simões, ficou revoltado com a postura de Neymar, quando xingou o técnico Dorival Júnior no final da partida na Vila Belmiro.
"O que esse rapaz tem feito é inaceitável. Algo precisa ser feito, Neymar tem de ser educado logo. Desse jeito, estamos criando um monstro. Neymar, hoje, não é um homem, nem um grande jogador. Fiquei decepcionado com o futebol depois desse episódio", afirmou Renê Simões. E eu concordo.
Não é de agora que Neymar apronta. Joga bom, sim. Mas é mascarado, mal educado, inconveniente. Precisa mesmo ser educado urgentemente, sob pena de cometer algo mais grave na vida social. Vejam o exemplo de Bruno, ex-goleiro do Flamengo. Aliás, o ídolo Zico havia afirmado que o título brasileiro de 2009 fez mal ao Flamengo porque os jogadores se sentiram super-poderosos após a conquista. Deu no que deu.
Hoje mesmo o portal IG fez uma enquete virtual com os seus leitores e utilizou a seguinte pergunta: René Simões disse que Neymar está virando um monstro. Você concorda? Na hora em que acessei o site, 91% (28113 votos) diziam que “Sim, pois Neymar tem passado dos limites”. Somente 9% (2650 votos), até então, diziam que “Não. O René Simões exagerou no comentário”.
Para mim, o monstrinho está sendo criado sim. E pior, é alimentado, e bem alimentado, por veículos de comunicação com grande poder de massa como as redes Globo e Bandeirantes, além de jornais impressos de São Paulo e Rio de Janeiro. Repito: o menino de apenas 18 anos de idade é bom de bola. Mas está longe de ter um padrão de comportamento social compatível com a imagem de um ídolo. Se continuar assim, seu rumo pode ser o time de Bangu. Sem exageros.

Gilson Sousa

4 comentários:

  1. Não se faz ídolos com antigamente,talvez tenha sido o comércio caro que o futebol BRASILEIRO se transformou, a cabeça dos nossos jogadores acabou virando mercadorias com com prazo de validade a curto prazo.Sem saber eles que o que faz um grande ídolo não é a sua conta bancaria e sim o seu cárater,a sua índole e principalmente a humildade.

    Elhinha/Siriri

    ResponderExcluir
  2. Elhinha, é você mesma? Qual o seu e-mail? O meu é gilson.sousa@ig.com.br. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, Gilson. Postarei seu texto em meu blog.Abraço. Thaís

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com os comentários, apesar de ser torcedor do Santos. Na realidade, deram muita ousadia para o Neymar e o garotão se sentiu "estrela" sem contar que é mascarado demais. No fundo ele é burro e ainda não caiu a ficha que ídolo é formador de opiniões e com isso não vai a lugar nenhum. Talvez pela imaturidade, convívio com pessoas, riqueza fácil... não sei... Acho que ele deveria ler um pouquinho sobre a vida de Pelé, Zico...então ia perceber que craque não é só jogar bola mas também tem que ter personalidade!

    Isaac

    ResponderExcluir