quinta-feira, 9 de junho de 2011

Geraldo Azevedo e a homenagem ao São Francisco


Nenhum rio no Brasil, quiçá no mundo, foi mais cantado que o São Francisco, o rio da integração nacional. Centenas de trabalhos em verso e prosa foram dedicados a ele desde o tempo em que a gente se entende como brasileiros do Nordeste. Só que dessa vez, o outrora caudaloso flúmen ganhou uma homenagem especial vinda do pernambucano Geraldo Azevedo: o cd e dvd ‘Salve São Francisco’.
O trabalho é de uma beleza plástica admirável. Tem uma qualidade musical acima da média. Reúne, para vocês terem uma ideia, além de Geraldo, vários nomes consagrados da MPB como Djavan, Alceu Valença, Moraes Moreira, Fernanda Takai, Ivete Sangalo, Dominguinhos, Maria Bethânia, Robertinho do Recife e outros. Segundo a produção, eles foram buscar artistas representantes de cada Estado por onde o rio passa. Só que esqueceram de Sergipe.
Isso mesmo. Apesar de o rio São Francisco, o homenageado, passar também por Sergipe – aliás, desaguar em Sergipe -, ninguém daqui foi convidado por Geraldo para participar do trabalho. Lamentável. Mas o fato é que o resultado final do disco ficou muito bom e o tributo ao Velho Chico é digno de elogios.
A propósito, Geraldo Azevedo, que é ribeirinho nascido e criado em Petrolina, sempre se mostrou um cidadão defensor do uso consciente da água. No dvd ele aponta que o São Francisco passa por cinco Estados (Minas, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe), abastecendo mais de 5 milhões de lares, irrigando mais de 70 milhões de hectares e alimentando mais de um milhão de espécies nativas na caatinga. Portanto, merecida a homenagem ao rio, mas lamentável a ausência de sergipanos no projeto.

Gilson Sousa

Um comentário: