sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Uma expressiva contribuição à baixa estima dos sergipanos


Muito pertinente a crítica feita pelo radialista Fernando Cabral, presidente do sindicato estadual de sua categoria, ao programa Terra Serigy, da TV Sergipe, a ser exibido neste sábado. Sem justa causa, a TV irá mostrar num importantíssimo espaço concebido para propagar aspectos da vida sergipana, uma mera ovação a uma turnê da cantora baiana Ivete Sangalo. Coisa indevida.
Para mim, trata-se mesmo de uma expressiva contribuição à baixa estima dos artistas locais. É também, sem dúvida, uma das maiores agressões à sergipanidade já registrada na televisão desse Estado. Isso levando-se em consideração o fato de que o Terra Serigy deveria somente exibir atributos da nossa gente. E não me venham falar em bairrismo, pois isso é justamente o que nos carece.
A propósito, Cabral deixou claro em sua crítica que não tem nada contra a cantora Ivete Sangalo, artista de grande talento e admirada pelo Brasil afora. “Será que algum artista sergipano conseguiria o mesmo espaço na Rede Bahia?”, questiona. “É uma total descaracterização do programa que já não é mais o mesmo desde a chegada do atual diretor de jornalismo”, admite o dirigente sindical.
É claro que o povão irá adorar ver na telinha um vasto noticiário sobre Ivete Sangalo. Ela é querida por muitos. Só que a emissora de tv não precisa sacrificar nossos espaços para exaltar a cultura alheia. Se for falta de pauta, o jeito é baixar a guarda e investir mais na criatividade. No entanto, se o problema for a intencional desvalorização da sergipanidade, o jeito é conclamar a sociedade para o boicote.
Levar ao público as coisas de Sergipe é algo extraordinário e necessário. Nos tempos em que a jornalista Sayonara Hygia, amparada pelo criativo Pedro Carregosa, tocava o programa, a conversa com o telespectador era literalmente outra. Comparado àquilo, somente o programa ‘Descobrindo Sergipe’, da TV Alese, que era apresentado pelo radialista João Jatobá. Ali sim podíamos dizer que eram grandes contribuições à cultura local.
Portanto, sabendo que a TV Sergipe é composta por uma maioria de bons profissionais da comunicação, não custa dizer que é preciso repensar o foco. Necessitamos de uma maior identidade com nós mesmos, daí a obrigação de mudança de rumo em determinados produtos da emissora. Se é que vocês me entendem.


Gilson Sousa

20 comentários:

  1. Não posso deixar de me somar a esse ato de desprezo pela cultura local. Precisamos boicotar esse tipo de atitude em prol da cultura local.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, Gilson! Concordo com você! De fato isso é um duro pontapé na sergipanidade e um desrespeito aos artistas sergipanos.

    ResponderExcluir
  3. De fato, é um chute nos culhões do sergipano... um soco na boca do estômago dos artistas... um tiro no pé da própria tv, enfim... é um cagada.
    Thiago

    ResponderExcluir
  4. Tv Sergipe essa atitude foi totalmente ridícula!

    ResponderExcluir
  5. Falta de pauta é que não é. Uma grande pena! um programa que foi concebido para mostrar aos próprios sergipanos o que muitos não conhecem. Como você e o Cabral disseram, nada contra a cantora, mas... lamentável.

    ResponderExcluir
  6. AAhhh ME POUPEM NÉ, DESDE QUANDO IVETE É SERGIPANA ! Tb achei um desrespeito a cultura local ! Deixo aqui o meu repudio ... e com a sua licença, estarei postando o seu texto no meu facee ... bjbj !!

    ResponderExcluir
  7. A TV Sergipe precisa tomar ciência do significado da palavra SERIGY!!!!

    ResponderExcluir
  8. Depois irão querem repudiar quem chama aqui de quintal da bahia #repudio

    ResponderExcluir
  9. Mas o troco, em parte o dono da emissora e responsável pela contratação do Mané do jornalismo, já recebeu no próprio show da artista que soprada pelo Fabí, ridicularizou o Coroa Dmodê.Agora é aguardar o vencimento da Licença para tentar mostrar que também nas Tvs é preciso rever a forma gerir uma concessão PUBLICA de tanta
    responsa SOCIAL.e basta

    ResponderExcluir
  10. Repudio total.
    Indignação total!
    Sergipe não é Quintal. Além do que ficou ridículo.

    ResponderExcluir
  11. Tomara que essa besteira não se repita no Terra Serigy. Acorda aí tv sergipe...
    Alex Silva

    ResponderExcluir
  12. Com a chegada do atual diretor de jornalismo na TV Sergipe, as coisas mudaram, vocês acham que algum jornalista esta disposto a arriscar a sua vida na BR viajando para fazer matérias para Terra Serigy pela metade, pois não podem fazer horas extras, é ir no pé e volta no outro. E a multa por excesso de velocidade aplicada pela PRF, quem paga? Será que vai ser a emissora? O certo é nós sergipanos não assistirmos aos programas da TV Sergipe por um bom tempo. Só assim eles vão aprender o que é ser sergipano.

    ResponderExcluir
  13. Isso deve ter o dedo de um brasiliense que monopoliza shows em aracaju.
    Foi simplismente ridículo!

    ResponderExcluir
  14. O STERTS e a FITERT se juntam ao povo sergipano nesse manifesto em defesa da nossa tão desvalorizada cultura local.

    A TV SERGIPE tem andado fora dos trilhos, fruto da péssima gestão de administradores indicados pela Rede Globo, que desrespeitam os direitos dos trabalhadores e o pior, sequer conhecem o nosso estado.

    Isso tem de ser mudado, já!

    Queremos a nossa TV SERGIPE de volta!

    A Direção,

    @StertSergipe

    ResponderExcluir
  15. Também corei de vergonha. Todo mundo, aliás. Uma anomalia. Eduardo Almeida

    ResponderExcluir
  16. Valeu grande Gilson!
    Muito feliz as colocações! Resistir é preciso!Abs,

    Márcio

    ResponderExcluir
  17. Muito bom seu post!
    Pois é, o que falta aqui é o BAIRRISMO. Realmente é de ENOJAR alguns Sergipanos/Aracajuanos que "pagam pau" para a tal bahia. O problema não é o tal Estado do axé, mas alguns "mistos" Sergipanos nojentos que "chupam para a terra do axé". Lamentável,e considero esses, como: Falsos e medíocres Sergipanos.

    ResponderExcluir
  18. Gilson, agradeço seu reconhecimento ao meu trabalho nos primórdios do Terra Serigy. Ressalto que além do meu tem o compromisso dos colegas Sayonara Hygia, Fernando Petrônio, Dida Araújo, os cinegrafistas da casa, Aparecido Lisboa,o iluminador, os motoristas, todos tinham orgulho de estar e fazer parte deste projeto. Um projeto cultural, de cunho educativo que mostrou que é possível abrir espaço como este em uma TV comercial, em horário de pico e atrair público, crítica e consequentemente patrocinadores. Acho sim que foi um programa equivocado e por mais que justifiquem que Ivete tem história de pré caju e tal, o objetivo do Terra não é este. E outra, se queriam fazer um especial de Ivete e tantos outros artistas, há outros espaços na grade que podem ser subistituídos. Depois do Fantástico, as 08 da manhã de sábado por exemplo, são horarios em que outros Estados do País utilizam para a progranmação local. A direção da emissora poderia ter feito isso, colocar um especial de Ivete em um destes horãrio. Preservaria o programa, se pouparia de um desgaste desnecessário, ganharia um espaço "local" na grade e brindaria os milhares de fãs da cantora e aqueles que torcem pelo Terra Serigy. Além disso, poderia ter sido um espaço vendido comercialmente e faturado pela emissora. As vezes nossa visão tem e deve ser mais ampla, basta um esforço. É isso

    Pedro Carregosa
    Jornalista

    ResponderExcluir
  19. O axê acabou com a cultura baiana e eata a passos largos em Sergipe, graças ao Rei da Noite e o seu Padrinho que por sinal é o dono da TV

    ResponderExcluir