terça-feira, 22 de novembro de 2011

O país das faculdades perebentas


A desvairada sede do governo brasileiro em oferecer vagas em cursos de nível superior país afora, está mostrando sua verdadeira cara e obtendo seus reais efeitos. Após mais uma desastrosa avaliação dos cursos através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que mede o rendimento dos alunos de graduação, ingressantes e concluintes, o Ministério da Educação (MEC) achou por bem punir com medida cautelar 60 faculdades que tiveram o Índice Geral de Cursos (IGC) abaixo de 1,45 em 2010 e conceitos insatisfatórios (1 e 2) nos dois anos anteriores. Algo vergonhoso no mundo do ensino superior.
Sergipe não teve nenhuma de suas faculdades incluídas nesta lista de 60, mas em compensação, na avaliação deste ano, apenas a UFS e Unit obtiveram nora 3, de um total de 5. As demais, entre elas Pio Décimo, Fanese e Fama, ficaram com 2. Ou seja, nada vai bem no ensino superior local. E por que isso acontece? Porque o ensino superior virou uma mercadoria. Para o governo, o que interessa é o número alto de gente matriculada nas instituições. A qualidade do ensino/aprendizagem é o que menos importa. Importa mesmo é sair dizendo mundo afora que ‘tantos milhões’ de jovens brasileiros frequentam o ensino superior. Isso sim pega bem.
Enquanto essa tragédia persiste, constatamos por aí a formação de péssimos profissionais da área de saúde, horríveis advogados, inacreditáveis professores e até espantosos engenheiros. E aí querem chamar esse país de desenvolvido. A propósito, nessa historia toda de reprovação de faculdades, doeu mesmo foi ver o nome de uma das instituições ´perebas’ do Rio de Janeiro incluído na lista: Faculdade Machado de Assis (Fama-RJ), com nota 1,36. “Nosso mestre da literatura, o velho bruxo das letras, não merecia tal decepção”, diria o leitor.
Quanto às punições, segundo o MEC, as instituições incluídas na lista ficam proibidas de aumentar a oferta de vagas em seus cursos de graduação e pós-graduações lato sensu, têm suspensos os recredenciamentos e autorizações de cursos (processos que validam os diplomas dos alunos) e irão ficar sob supervisão do ministério até que sanem as deficiências. Bem feito.

Gilson Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário