sexta-feira, 15 de maio de 2009

Stand by Me e o talento de rua mundo afora


Dia desses, ao cumprir a rotina diária de abrir a caixa de e-mails, me deparei com um muito bacana enviado pelo amigo Mateus, da Petrobras. O título era justamente Stand by Me, referência direta à música de Benjamin Earl Nelson, conhecido como Bem E. King, que depois ganhou versão do John Lennon. Em português significa algo como ‘fique comigo’.
Abri o e-mail e fiquei deslumbrado com o conteúdo em vídeo. Uma série de artistas de rua, de vários países, cantando e tocando a canção que fala de solidariedade, amor e compreensão. O detalhe, como se não bastasse a beleza das cenas naturais gravadas nas ruas, é que todos os artistas mostrados são cegos.
Daí lembrei imediatamente do nosso inconfundível Artur, artista de rua cego que durante anos seguidos tocou pelas praças e vias do Centro comercial de Aracaju, principalmente no encontro de calçadões. Hoje, ele e sua cadeira de rodas perambulam entre os bares da orlinha da Coroa do Meio.
Um seresteiro nato, aplaudido por uns e rejeitado por outros, como são todos os artistas que têm somente as ruas da cidade para desaguar seu talento e determinação. E bem por isso, fica aqui registrada a minha homenagem de admirador. Vida longa ao Artur e seu talento com o violão; ao Roger Ridley, californiano que puxa a música Stand by Me no vídeo, e aos milhares de homens e mulheres que detêm a sabedoria popular e sobrevivem à margem do capitalismo burguês que não entende os traços decisórios da cultura de raiz.
A propósito, não é de agora que reverencio essa turma que transforma as ruas em palcos. No Rio de Janeiro, em época de faculdade, lembro que gostava de ouvir o som de um velho saxofonista que passava horas tocando na saída da estação do Metrô da Carioca, na avenida Rio Branco. Um espetáculo que chamava a atenção de centenas de pessoas, uns colaborando com moedas e outros simplesmente assistindo, e que levarei na memória com carinho e admiração pelo resto de minha vida.

Gilson Sousa

3 comentários:

  1. E um artista desse ao lado de um outro artista como o Cleomar é brincadeira. Grande sacada essa foto!

    ResponderExcluir
  2. Emocionante os caras sabemdemais

    ResponderExcluir
  3. Olá! Vejam esta página de violonistas!
    https://www.facebook.com/marcocruzeiro?ref=hl

    ResponderExcluir