quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Raios, trovões, vento forte e granizo: tá ligado?


Há tempos não presenciava tantos raios e trovões cortando o céu de Aracaju. Vi isso, com certo espanto, na noite de segunda-feira, 11. Estava na La Bodeguita, boteco aconchegante na avenida Tancredo Neves, quando de repente os trovões ecoavam com gosto de gás. Os raios se apresentavam como flechas de luz cruzando o espaço. De longe, um espetáculo. Tanto é que o repórter-fotográfico Marco Vieira resolveu registrar com precisão o fato. Taí na foto.
No dia seguinte abri os jornais locais e vi que uma tremenda chuva de granizo e ventos desconcertantes haviam devastado localidades do sertão sergipano. Os municípios de Porto da Folha, Poço Redondo e Canindé do São Francisco foram atingidos pelas chuvas, registrando um grande número de casas destelhadas e árvores arrancadas nas avenidas. O que é que há, meu irmão?
Pelo o que sinto, até os meteorologistas estão embananados com as mudanças climáticas. Quase nunca acertam em suas previsões, apesar de tanta tecnologia à disposição. E ainda bem que esse temporal de verão não tirou a vida de ninguém. Serviu como alerta. Afinal, não tem quem não escute uma trovoada e não enxergue uma rajada de raios quando o alerta da natureza se mostra tão preocupante.

Gilson Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário