quinta-feira, 17 de junho de 2010

O Rei do futebol merece mais respeito e atenção


A imprensa brasileira, principalmente a rede Globo, é deselegante e até ingrata com o Rei do futebol mundial, o nosso Pelé. No universo inteiro, o jogador de futebol que conquistou três copas (58/62/70) é respeitado como a maior autoridade futebolística. Foi eleito o jogador do século XX e até hoje serve de exemplo para muita gente boa que pretende seguir carreira na profissão esportiva.
No entanto, basta o ex-jogador argentino Diego Maradona abrir a boca para falar mal de Pelé – morrendo sempre de inveja, é claro -, que a imprensa nacional reserva espaços generosos para repercutir as alfinetadas. Aliás, somos tão terceiromundistas, gente de auto-estima tão baixa, segundo a Globo, que perdemos tempo querendo fazer comparações entre os dois atletas. Não dá.
O argentino, sim, foi um craque de bola como foi Zico, Didi, Eusébio, Puskas, Platini, Baggio, Zidane, Ronaldinho Gaúcho e alguns outros mundo afora. Hoje não passa de um cidadão arrogante, ex-drogado, que não serve de exemplo pra ninguém. A imprensa bem que poderia enxergar isso. Mas sei não. Comportamentos como esse me cheiram a pitada de racismo, apesar de Pelé nunca na vida ter se envolvido favoravelmente com as questões dos negros no Brasil.
Portanto, pega leve imprensa brasileira! Respeite quem merece respeito e contribua para uma formação mais patriota, mais bairrista e menos subserviente às coisas que vem de fora. Temos o Rei do futebol, temos o maior número de títulos em Copas do Mundo, temos o conjunto de maiores craques espalhados pelos diversos campeonatos mundo afora, então, por que vangloriar um elemento que chegou a usar o nome de Deus para justificar uma de suas trapaças na vida? Pega leve.

Gilson Sousa

Um comentário:

  1. Estava a comentar isso com "Xeba" (uma figura que quando quero rir das besteiras que fala, o chamo pra conversar) porém, raras vezes, falamos algo interessante e um dos assuntos, foi a idiotice de "Cheiradona" (pois acho que ainda usa droga) com o Pelé, sem tirar os méritos de Dom diego, sem dúvidas foi um craque na sua época, mas não é um exemplo a seguir. Um cara ignorante que aparece nos treinos fumando charuto, com uma barba de mané, não tem carisma com minguém e ainda acha que é o gostosão. Nada a ver com Pelé, qua além de craque tem personalidade, não é atoa que sou torcedor do Santos. Quanto à Globo, prefiro não comentar (Isso já é o perfil dela...)

    Isaac

    ResponderExcluir