quarta-feira, 9 de junho de 2010

Tenham mais prudência no trânsito


Em relação ao trânsito de Aracaju, juro que não tenho vocação alguma à santidade. Muito menos desejo. Aliás, detesto dirigir automóvel e o faço por mera necessidade diária. Mas nem por isso sou mal educado, não. Procuro seguir as regras de trânsito e não dou sopa para a SMTT abarrotar os cofres com a arrecadação de multas. À medida do possível, sou cauteloso sim.
O problema, quando o assunto é trânsito, é a atitude bárbara dos outros motoristas. E nesse contexto, duas delas me irritam profundamente: dirigir o carro e falar ao celular de forma simultânea, principalmente quando estiver fazendo curvas ou retornos; e convergir à direita ou esquerda e sequer acionar o pisca-pisca. Isso é praticamente um murro no meu estômago.
Mas não posso fazer nada, a não ser lamentar. Acompanho sempre os comentários revoltados do amigo jornalista Dílson Ramos (www.dilsonramosjc.blogspot.com), em relação ao comportamento de motoristas aracajuanos, e acabo sempre concordando com ele. A falta de educação é gritante. Pessoas são atropeladas, trucidadas e esmagadas por conta das imprudências. E até quando isso vai ser assim?
A propósito, quando acontece uma pane no sistema semafórico das principais ruas e avenidas (foto), aí é um ‘Deus nos acuda’, um ‘salve-se quem puder’, já que educação é uma plataforma distante no trânsito dessa nossa cidade. Portanto, prudência, companheiros, prudência. É o que lhes peço, já que se revestir de educação não parece ser do interesse da maioria dos motoristas e muito menos compromisso dos governantes.

Gilson Sousa

2 comentários:

  1. O que falta é rigor em relação às escolas de formação de motoristas. Às vezes existe até venda de habilitações para quem foi reprovado. Mas como fazer isso, se o lobby de auto-escolas é grande no país?

    ResponderExcluir
  2. O pior de tudo, é que a falta de educação no trânsito é de todas as classes, sexo, e idade. A gente ver pessoas ricas, pobres, mulheres, homens, jovens e idosos cometendo as mais variadas imprudências que também me tira do sério quando estou dirigindo; porém o que mais me incomoda, são esses três: Motoqueiros (a maioria) que não respeitam ninguém, sobem em calçadas, cortam pela direita, faz tudo menos cumprir leis, alguns motoristas de táxi lotação, e as famosas "shenerays" da vida, essas são as piores, os caras andam sem capacete, querem andar como se fossem motos, e o pior, todo mundo tem, sem contar que a gente não pode dizer nada, se disser alguma coisa, acham que estão certos e você acaba ficando com raiva. É melhor ter cautela mesmo,nesse trânsito louco de Aracaju.

    Isaac

    ResponderExcluir