sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Debate x futebol


Essa política brasileira anda tão desacreditada que até um ‘importante’ debate entre candidatos à presidência da República acaba perdendo feio em audiência para um ‘simples’ jogo de futebol transmitido pela tv. Isso aconteceu ontem à noite, quando na tela da Rede Bandeirantes estavam Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Marina Silva (PV), contra 22 jogadores de São Paulo e Internacional na Globo.
Segundo dados divulgados pelo Ibope, a média de audiência para o debate dos presidenciáveis foi de 3 pontos, sendo que o pico máximo foi de 6 pontos. Já o jogo de futebol válido pela semifinal da Libertadores da América alcançou 36,9 pontos. Uma surra, uma goleada. Aliás, é importante dizer que o sistema de medida do Ibope toma como base a seguinte proporção: cada ponto de audiência corresponde a 56 mil aparelhos de televisão ligados na região pesquisada.
Na verdade, o debate foi mesmo enfadonho. Vi trechos, mas percebi que o Serra estava ali somente para desfilar seu plantel de cinismo e dissimulações; Dilma foi para confirmar suas incertezas e reforçar sua antipatia popular; Marina mostrou que continua sendo uma sonhadora sem rumo; e o senhor Plínio foi lá para avacalhar, pois não tem proposta alguma e passou o tempo todo reclamando de exclusão no próprio debate. Portanto, foi melhor ver o jogo no Morumbi. Afinal, somos ou não somos o país do futebol?

Gilson Sousa

Um comentário:

  1. Pra ser sincero, ainda não assistí nenhum debate na televisão até por que não vejo concretismo nas propostas dos candidatos(quando tenho tempo, acesso a internet). Achava Marina a mais centrada, mas parece que quando a campanha começou, tive a impressão que os sonhos dela aumentaram, talvez por ser só o começo e melhore com o passar do tempo, não sei... Acho que o povo não ver credibilidade nos candidatos e prefere assitir futebol a debate. Com certeza, é melhor!

    Isaac

    ResponderExcluir