terça-feira, 17 de agosto de 2010

Imagens que enganam


Sabe aquela história de propaganda enganosa de político? Pois bem. Não só a Justiça Eleitoral, mas também o Procon e o Ministério Público deveriam ficar de olhos bem abertos no festival de enganação promovido por candidatos a cargos eletivos em Sergipe este ano. Refiro-me às fotografias utilizadas em santinhos, cartazes e adesivos que servem como material de campanha. É tudo um absurdo. Surreal.
Sei que a tecnologia do mundo digital, principalmente no que diz respeito ao programa Photoshop, está aí justamente para transformar radicalmente as imagens, se preciso for. Há pesquisas científicas que comprovam a eficácia do mito da ‘boa aparência’. Basta lembrar da eleição de Fernando Collor para a presidência da República em 1989. À época, mais da metade do eleitorado depositou o voto em favor do candidato mais bonito. E nessa muita gente quebrou a cara.
Por aqui, posso dizer que alguns políticos que estão em busca de votos passam dos limites do bom senso quando o assunto é fotografia de campanha. Vejamos o caso de Adelson Barreto, candidato a deputado estadual. Esse é gritante. Haja Photoshop. Mas até acho que ele deve ter encaminhado ao TRE uma fotografia dos tempos em que tinha exatos 15 anos de idade. E isso é enganação.
A candidata Susana Azevedo, uma bonita senhora de meia idade, está praticamente uma princesa na fotografia de campanha. E essa, se não me engano, é a mesma foto que vem sendo usada em suas campanhas pelo menos nos últimos dez anos. Já a médica Angélica Guimarães, uma bonita vovó atualmente, aparece na propaganda eleitoral como uma jovem interiorana caprichada. Olho nelas, Procon.
O senhor Luiz Mitidieri, também médico, aparece na foto com pinta de pré-adolescente bem tratado. Parece aqueles rapazes gordinhos que vêm do interior para estudar na capital. Uma enganação. E o senhor Antônio Passos, aquele com cara e postura de coronel de Ribeirópolis? Esse agora distribui santinhos com aspecto incrivelmente jovial e pecha de bom moço. Vamos convocar a Justiça Eleitoral para rever esses casos. É o melhor que fazemos.
O governador Marcelo Déda, esse então, parece que bebeu água na fonte da juventude. É um caso à parte, pois nem parece que o desgaste natural por estar administrando um Estado pequeno e complexo o afeta. Em nadica de nada. Aliás, alimentar o complexo de Peter Pan parece ser uma habilidade imprescindível de quase todos esses políticos de hoje. Não querem crescer nunca. E jamais querem envelhecer perante os olhos do eleitor.
Mas justiça seja feita. Alguns candidatos jovens, como Valadares Filho (federal) e Paulinho da Varzinhas (estadual), de fato, precisam de muito pouco retoque artificial para se apresentar bem nas fotografias. No entanto, representam uma exceção. Por isso conclamo a Justiça Eleitoral, o Procon, o Ministério Público e o próprio povo para que jamais se deixem enganar por esses marqueteiros galanteadores da política. Olho neles.

Gilson Sousa

Um comentário:

  1. Ai...se eu pego Vadalares Filho e Paulinho.....hummmm...num ia prestar naum....

    ResponderExcluir