quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Rio: essa guerra não é de agora


Não é de agora que a guerra entre traficantes e policiais do Rio de Janeiro está declarada. Isso ocorre há tempos. A luta pelo domínio de território do tráfico naquela cidade é intensa. Portanto, tudo isso que o povo brasileiro está vendo exaustivamente através das emissoras de tv neste momento, sem dúvida alguma já virou rotina para muita gente naquela cidade dita maravilhosa. Infelizmente.
Curiosamente, todo esse sensacionalismo midiático ocorre após a explosão de sucesso do filme Tropa de Elite 2. Um filme, aliás, que desvenda muito bem os bastidores da corrupção que alimenta esse tipo de guerra no Rio. Então não me venham pra cá com histórias de que esse acirramento entre traficantes e policiais é pura bossa nova. Não é. O que há é um desmoronamento do sistema estatal de segurança pública e o iminente risco de colapso na população.
Mas cá pra nós: o Rio não merece isso. Hoje mesmo vi no noticiário o chefe do Estado-Maior da Policia Militar carioca, comandante Álvaro Garcia, declarar: “Estamos em uma guerra”. Sim, estamos. Mas por enquanto os 170 homens do Bope que fazem a chamada megaoperação do Morro do Cruzeiro, com apoio de 80 fuzileiros navais, estão apenas posando para as câmaras de tv.
O problema é que daqui a pouco, quando começarem a voar corpos de bandidos por todos os lados, vai aparecer um monte de gente invocando os tais dos ‘direitos humanos’ e condenando a ação policial que busca livrar a população do terror. Você duvida? Então, se estiver no Rio, melhor é seguir a orientação do comandante da PM e não sair de casa, pelo menos nesta quinta-feira (25).

Gilson Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário