quinta-feira, 7 de abril de 2011

Erro médico não merece perdão


Gosto muito do quadro ‘Vai dar o que falar’, exibido semanalmente no Jornal Hoje, da Rede Globo. Invariavelmente, são assuntos extraídos de projetos de lei apresentados no Congresso Nacional. Aí o povo opina, especialistas opinam, e o telespectador acompanha. Tudo bacana, jornalisticamente falando.
Nesta semana, o telejornal destacou que um projeto dá chance a médicos que perderam seus registros por erros. Ou seja, cria penas intermediárias como cursos de ética, aperfeiçoamento e especialização. Uma piada, já que erros médicos são casos que revoltam qualquer cidadão. Portanto, ao meu ver, nada de passar a mão na cabeça dessas pessoas que erram e prejudicam a vida alheia.
Aliás, respeitando as raras exceções entre os médicos, posso assegurar que trata-se de um bando de mercenários corporativistas. E no caso do erro durante o exercício da profissão, não dá para dizer que “errar é humano” e pronto. Sou contrário a esse projeto - que prevê a revisão da cassação do registro se o médico provar que estudou mais para voltar ao exercício da medicina -, e solidário com milhares de pessoas que sofreram e sofrem por conta desses erros muitas vezes grosseiros.

Gilson Sousa

2 comentários:

  1. Caro Gilson, você devia se informar melhor, pois o termo "erro médico" não significa "erro do médico", mas sim erro do sistema médico.

    ResponderExcluir
  2. MENTIRA!!! É ERRO MÉDICO E PRONTO"""

    ResponderExcluir