quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A celebração do Domeq


Anota a cultura oriental que no dia de finados, a melhor homenagem que podemos fazer aos entes que se foram daqui, é oferecer-lhes um alimento que era muito apreciado em vida. No caso do nosso eterno amigo/irmão Cleomar Brandi, o incomparável Chico Ribeiro Neto, seu irmão de sangue, não pensou duas vezes. Foi lá no bar de Simeão, comprou uma dose de conhaque Domeq, acondicionou numa garrafinha plástica, pediu um copo descartável e veio para mim com a missão:
- Gilson, não estarei aqui em Aracaju no dia de finados. Mas peço que vá no cemitério e deixe essa dose de Domeq ao lado do túmulo de Babalu (Cleomar). Se o coveiro beber, acho que ele vai ficar feliz. Se não beber, é capaz de ele mesmo voltar pra fazer isso!
Dito e feito. Com uma vela na mão, a garrafa com o conhaque na outra, fui direto à sepultura 14173 na Colina da Saudade. Muita gente ao redor olhava curiosa o ritual etílico pós-vida mundana. Mas ninguém ousava dizer nada. Rapidinho, como um daqueles garçons eficientes que tanto agradavam Cleomar, postei a dose ao pé do túmulo. Tentei acender a vela, mas o vento não deixou, fiz uma oração, agradeci a Oxalá por Ele estar entre nós e me despedi mais uma vez do meu amigo. Minutos depois, tratei de enviar a mensagem ao celular de Chico:
“Tarefa dada, tarefa cumprida. Babalu deve estar agora saboreando essa dose, esteja onde estiver”.

Gilson Sousa

11 comentários:

  1. Muito bom. Que lembrança maravilhosa do Chico. sei que o Cleomar está feliz com esse ritual.

    ResponderExcluir
  2. Muito massa, tanto a atitude quanto a crônica. Ave, Cleo!

    Marcélio Couto

    ResponderExcluir
  3. Vc é fooooooooooooda!!!bj
    Bia

    ResponderExcluir
  4. Gilsão!
    Tenho certeza que Cleomar gostou muito dessa homenagem segestivíssima.
    Abração!
    Silvio Rocha

    ResponderExcluir
  5. Eita historinha que rende... e haja eternidade para lembrar, não é?
    bejo
    Betânia

    ResponderExcluir
  6. Belo ritual. A forma mais natural de homenagear nosso Cleo. A propósito, assim q a floreira de girassóis ficar pronta (já está encomendada), que ir comigo colocar na sepultura? Bj
    Débora

    ResponderExcluir
  7. Ele adorou. Vc é show, amigo. bjo.
    Ana Carla

    ResponderExcluir
  8. Vejo ele sorvendo esta dose, dando uma longa tragada em seu cigarro e soltando um sorriso maroto, de quem sabe das coisas. Eternamente salve Cleo! Como ele diria "te beijo" por este gesto.
    Paula

    ResponderExcluir
  9. Lembrei dele hoje. Parecia que eu estava a ouvir a voz dele. Lembrança também de Jonaldo Santiago. Bons companheiros.
    Milton Alves

    ResponderExcluir
  10. Gilson, sensacional!

    Um beijo,
    Arlinda

    ResponderExcluir