terça-feira, 12 de maio de 2009

Sim, nós temos orquestra sinfônica


A turnê que a Orquestra Sinfônica de Sergipe está fazendo pelos principais centros culturais do país enche nosso peito de orgulho. É ou não é? Tudo bem que essa coisa de música clássica não contagia positivamente tanta gente assim, mas é inegável que se trata de um produto cultural de alto nível. E é por isso que fico orgulhoso quando vejo que Sergipe produz exatamente isso.
A viagem começou em Aracaju, no Teatro Tobias Barreto. Fui conferir – era de graça – e gostei do que vi e ouvi. É claro que tem momentos sonolentos, mas aguentei firme. No repertório, as peças ‘Toronubá’ de Dimitri Cervo; o concerto para piano e orquestra nº3, op.30, em ré menor de Sergei Rachmaninoff; e ainda uma homenagem a Villa-Lobos (50 anos de falecido) com a apresentação da Suíte nº1 para Orquestra de Câmara. Isso sem falar no bem impresso encarte distribuído com o público, contando a história da orquestra e detalhando toda a turnê que passa pelas cidades de Curitiba (Teatro Guairá, ontem), Rio de Janeiro (Sala Cecília Meirelles, hoje), Brasília (Teatro Nacional Cláudio Santoro, quinta-feira) e São Paulo (Sala São Paulo, domingo).
A propósito, hoje mesmo assisti pela TV Sergipe uma materiazinha simples, mas que deixou claro que o grupo sergipano encheu de emoção o público curitibano na apresentação de ontem. Uma beleza. Ainda mais porque acabei de ler numa revista especializada em música clássica, Revista Concerto (março de 2009), que essa nossa orquestra é considerada a “Orquestra de Destacada Produção da Região Nordeste do País”. Quer mais o quê?

Foto: Jorge Henrique

Gilson Sousa

Um comentário:

  1. Tiveram aqui em Brasília e fiquei responsável por um texto para encerramento do Repórter Brasil Manhã. caprichei, enchi de poesia e aproveitei imagens excelentes que o nosso cinegrafista captou. ainda bem que gostaram do texto e da orquestra, pois ficou até os caracteres saírem de cena. Ah, estendi a série Depoemetos a seu pedido e tem mais um texto que está concorrendo a publicação no Portal Literal. ASPONE.

    ResponderExcluir