terça-feira, 5 de maio de 2009

Troféu ‘Cara de Pau 2009’ para a TV Sergipe


Nos meus quase vinte anos de jornalismo nesta terra, jamais tinha me deparado com tamanha cara de pau no telejornalismo esportivo feito pelos colegas daqui. Na edição do Globo Esporte desta terça-feira, 5, a emissora afiliada da Rede Globo criticou a falta de interesse do sergipano pelo futebol praticado aqui e colocou no ar uma materiazinha com alguns questionamentos, entre eles: “Como explicar uma final de campeonato com o estádio tão vazio?”, referindo-se ao público de 5 mil pessoas no Sergipe e Confiança de domingo; “Como explicar a paixão por times do Rio e São Paulo?”, fazendo referência à grande quantidade de pessoas que usam camisas de times de fora.
Ora, bolas! A própria emissora afiliada da Rede Globo é a primeira a causar esse estrago no futebol local. Por ciúme ou inveja de outras, praticamente boicota os jogos do campeonato sergipano. De vez em quando, sim, limita-se a fazer umas imagens no Batistão e divulgar no dia seguinte. Nada mais. Tanto é que nacionalmente, durante todo o ano, ninguém viu uma imagem daqui nos ‘gols da rodada’ do Fantástico ou Globo Esporte. E ainda vem esse pessoal questionar o telespectador e pedir explicações pela falta de torcedor nos estádios. Aí já é demais para o meu colesterol, como diria Thaís Bezerra.
E tem mais. Para dar um tiro certeiro no pé, no sábado que antecedeu o primeiro jogo da final, vencido pelo Sergipe pelo placar de 2 a 1, nem uma nota sequer sobre o clássico do dia seguinte no Batistão. E nesta terça, véspera da final?. Não se deram ao luxo de informar aos telespectadores absolutamente nada sobre os times. Perderam a chance de fazer uma espécie de mea-culpa, já que têm cerca de 10 minutos no ar, e dizer a verdade aos milhares de sergipanos ávidos por notícias do futebol daqui. Então, de quem é a culpa, também, pela pequenez do nosso futebol de terceira?

Gilson Sousa

Um comentário:

  1. Boa, Seu Gilson. Os pompons da "Globo-SE", não percebem que tais questionamentos recaem sobre eles próprios. E o pior, acham que estão prestando um grandessíssimo serviço aos sergipanos e que estão atuando como deve ser o jornalismo. Tolos, eles todos!

    ResponderExcluir