quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Número de famintos no mundo passa de 1 bilhão. Isso é justo?


Longe de mim ser dramático nesta hora, mas enquanto você fica escolhendo pratos de comida no dia a dia, enquanto fica admirando novelas da rede Globo, enquanto fica esbanjando riqueza material, exaltando a moda no vestuário, mergulhando a vida em coisas fúteis, justamente nesta semana o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU informou que, pela primeira vez, o número de pessoas com fome no mundo passou de um bilhão. Ou seja, existem hoje 1,020 bilhão de famintos no planeta. E você com isso, né? Pois é. Saiba que são cerca de 510 estados de Sergipe cheinhos de gente passando fome. Gente sem ter o que comer no cotidiano, para ser mais claro.
"Este ano, temos mais famintos que nunca", afirmou Josette Sheeran, diretora do PMA em Londres. Na entrevista que concedeu, ela fez questão de lembrar que “muitas pessoas acordam e não têm nada para comer”. E não precisamos ir muito longe para constatar essa realidade. Por aqui, da Vila do Queijo, na Atalaia, aos becos de Poço Redondo, no sertão, encontramos gente passando fome. É muita gente mesmo sobrevivendo abaixo da linha da miséria, apesar de todos os programas sociais implementados pelos governos nos últimos anos.
A propósito, outro dado da PMA chamou a atenção do mundo. Segundo Sheeran, atualmente o fluxo da ajuda humanitária é o menor da história. Ou seja, tem menos gente ajudando do que no habitual. Isso porque as pessoas, acredito, estão muito mais preocupadas com o seu umbigo, já que essa história de crise econômica mundial é balela. Pelo menos para mim. Já a senhora Sheeran prefere atribuir o fato a "duas tempestades que coincidiram e estão superando": os efeitos da crise financeira internacional e do encarecimento dos alimentos.
Aliás, a diretora do PMA anunciou ainda que o Programa enfrenta "um grave déficit fiscal". Sheeran disse que este ano só receberam US$ 2,6 bilhões dos US$ 6,7 bilhões necessários para distribuir alimentos a 108 milhões de pessoas em 74 países. Ela assegurou ainda que, com "menos de 1% das injeções feitas pelos governos para salvar o sistema financeiro internacional, seria possível acabar com a fome de milhões de pessoas". Muito lógico, isso.
Mas enquanto o povo morre de fome mundo afora, por aqui, na nossa mídia espetacular, os apresentadores ‘engraçadinhos’ do Jornal Hoje (Globo) exibem radiantes matéria sobre as dez maiores celebridades mais bem vestidas no mundo. Sendo assim, durma com um barulho desses!

Gilson Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário