quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O especialista em belas imagens


É fácil constatar. Os pontos turísticos de Sergipe ficam mais bonitos através das lentes do fotógrafo César de Oliveira, um experiente repórter fotográfico que vira e mexe direciona seu talento ao registro de paisagens e outras coisas mais. César é especialista em desbravar ângulos e performances. É um estudioso da arte e por isso consegue sempre bons resultados no seu trabalho.
Dia desses, ao chegar à Assembleia Legislativa para trabalhar, deparei-me com um diferente e imenso painel instalado na área de recepção e não pensei duas vezes em relação ao autor. Era coisa do César. Uma belíssima imagem, em 180°, da praça Fausto Cardoso, centro da cidade.
Na foto, de formatação inédita, a visão vai desde o prédio da própria Assembleia, na esquina da avenida Ivo do Prado, até o Palácio do Governo, eternamente em reforma, ali no início do calçadão da João Pessoa. No centro da foto, a emblemática estátua de Fausto Cardoso. Uma beleza de fotografia, certamente.
Mas o negócio não para por aí. Também no prédio da Assembleia, mais especificamente nos corredores em cada um dos andares, existem imagens feitas por César retratando vários aspectos do Estado. São manifestações folclóricas no interior, festas populares, cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco, e outras mais. É uma espécie de exposição permanente para exaltar o trabalho de um profissional sergipano de grande valor.
E como se tudo isso não bastasse, César é um camarada de primeira linha. Em relação à vida política, tem um olho clínico que é privilégio de poucos por aqui. As mais tradicionais figuras do universo político local já foram fotografadas por ele em situações pouco convencionais. Mas esse acervo é guardado a sete chaves.
No mais, digo que numa outra oportunidade falaremos um pouco mais do trabalho de César de Oliveira, mostrando exemplos admiráveis da sua arte de fotografar. Mas se você quiser mais informações, acesse o site dele (www.photosdesergipe.com), que por enquanto está em processo de construção, mas em breve virá cheio de novidades.

Gilson Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário