sexta-feira, 18 de junho de 2010

Luto na literatura portuguesa: Saramago morreu


A literatura portuguesa está de luto. Nossa língua mãe perdeu hoje o escritor português e Prêmio Nobel de Literatura em 1998, José Saramago, 87 anos. Aliás, único escritor de língua portuguesa a conquistar o prêmio mais importante da literatura mundial, o que prova o pouco caso que fazem com a nossa língua, já que no passado tivemos inúmeros escritores de altíssimo nível e que nunca foram contemplados com o Nobel.
Mas Saramago se foi. Diz a imprensa que ele morreu em sua casa em Lanzarote, nas Ilhas Canárias. Durante algum tempo tive como livro de cabeceira uma coletânea de crônicas do português chamada ‘A Bagagem do Viajante’, livro que até hoje me ensina a conduzir com idealismo um texto literário. Mas José Saramago era um autor prolífico. Além de romances, publicou diários, contos, peças, crônicas e poemas. Ainda em 2009, lançou mais um livro, ‘Caim’.
A propósito, ‘Caim’ acabou de ser lido por dona Cleonice, mãe do Cleomar Brandi, que o achou intrigante. A obra retoma um personagem bíblico, subvertendo a versão oficial da Igreja Católica. E eu quero lê-lo mais tarde, pois apresenta semelhanças com o também seu ‘Evangelho segundo Jesus Cristo’, livro que não agradou aos religiosos, provocando grande polêmica entre os católicos, já que Saramago era um ateu convicto de esquerda.
Outro de seus romances, ‘Ensaio sobre a Cegueira’, narra uma epidemia em que os personagens perdem a visão, enquanto uma mulher a mantém, acabou virando filme de cinema pelas mãos do diretor brasileiro Fernando Meirelles. Atualmente Saramago estava preparando um livro sobre a indústria do armamento.
“Todo mundo tem armas, vivemos numa sociedade de violência, que é aceita e a televisão está nos dizendo todos os dias que a vida humana não tem nenhuma importância”, afirmou o português, durante entrevista em novembro. Portanto, esteja onde estiver, José Saramago terá sempre nossa admiração e gratidão pelo o que fez por nossa literatura.

Gilson Sousa
Fonte: www.ig.com.br

Um comentário:

  1. É um grande perda pra nossa língua. Cheguei a ler algo sobre esses livros que citou. Quanto ao reconhecimento dessa galera, a minha revolta é a mesma. Outro dia perguntei em sala de aula se alguém já ouviu falar em José Saramago, de 20 alunos, 02 responderam que sim. É uma pena.

    Isaac

    ResponderExcluir