segunda-feira, 14 de junho de 2010

Prisão do sargento Vieira é 'jogada de mestre' da galera do mal


Quando a política partidária se envereda pelos campos da baixaria e mesquinharia só quem perde é a sociedade. E quando políticos astutos e visivelmente mal intencionados resolvem abraçar uma causa inglória, só para tirar proveito eleitoral, quem perde também é a sociedade. Portanto, nesses casos vive-se a história do ‘se correr o bicho pega, se ficar o bicho come’. Ainda mais quando está em cena o grupo político que abraça a ideologia do ex-governador João Alves Filho, do DEM.
Vejamos o caso da prisão anunciada do policial militar Jorge Vieira da Cruz, sargento que dirige uma das associações que representam parte da corporação. Por determinação da Justiça Militar – atentem bem... Justiça Militar -, o dito senhor será detido nas dependências do quartel por cinco dias. Isso porque havia desrespeitado a hierarquia militar, intencionalmente, já que seu grupo se alimenta de aspirações políticas no cenário sergipano.
Pois bem. Um promotor de justiça militar – sim, existe Ministério Público Militar -, fez a denúncia contra o sargento que desrespeitou ordem superior, e o juiz militar – existe juiz militar – ordenou a detenção por cinco dias. Até aí nada de anormal, pois dezenas de militares são presos cotidianamente por casos diversos. A propósito, existe até um presídio militar – sim, um presídio militar -, onde ficam confinados bandidos fardados que apavoram a sociedade com seus crimes absurdos.
Mas vamos ao que interessa: o sargento Vieira, que será detido a partir desta terça-feira, sensibilizou parlamentares da oposição na Assembleia Legislativa e conseguiu transformar sua prisão num fato político. Ficou ao lado do astucioso deputado Venâncio Fonseca, com o aval de João Alves Filho, e decidiu propagar à sociedade sergipana que sua prisão decorre de ordem do governador Marcelo Déda. Vê se pode uma coisa dessas!
Mas o pior é que muita gente vai acreditar nisso. Nossa imprensa é ingênua e muitas vezes burrinha. Ninguém vai analisar friamente a questão. A comunicação do governo estadual, infelizmente, não está sendo capaz de amenizar tal estrago. E a culpa pela prisão do militar insubordinado irá mesmo recair sobre os ombros pesados de Marcelo Déda. Será uma jogada de mestre... daqueles que só pensam no mal, pois mais uma vez somente a sociedade sairá perdendo. Lamentável.

Gilson Sousa

3 comentários:

  1. Perfeita a sua crítica! Felicidade é saber que fora da Caserna existem pessoas que enxergam além do superficial!
    Gilmeire Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Fico imaginando o pesado Marcelo Deda caindo sobre mim.

    ResponderExcluir
  3. Verdade e se o jornalista estiver no deadline então... fudeu! uma sonora de um deputado, autoridade que 'merece respeito', basta. E aí o mal está alastrado.

    ResponderExcluir