domingo, 13 de setembro de 2009

Dormir juntinho faz mal à saúde. É fato


A imprensa brasileira repercutiu essa semana o resultado de uma pesquisa britânica pra lá de curiosa. O especialista Neil Stanley, da Universidade de Surey (Inglaterra), concluiu que casais que dividem a mesma cama sofrem, em média, 50% mais perturbações do que os “solteiros”. E por que isso? Porque a disputa por cobertor, o ronco e parceiros que se mexem demais acabam atrapalhando consideravelmente o sono um do outro. Resultado, segundo Neil, é que uma noite mal dormida leva à depressão, estresse, doenças cardíacas, derrames, distúrbios respiratórios e até a acidentes de trânsito e no trabalho. Quer mais o quê?
O pesquisador disse ainda que a idéia de dormir juntinho é romântica, mas é basicamente uma questão cultural. Isso porque o costume de dormir na mesma cama surgiu com a revolução industrial e a urbanização da população. Muito mais pela necessidade de aproveitar o espaço, pequeno e caro, do que por romantismo. Aliás, Neil Stanley assegura que quem não dorme bem ao lado do parceiro (a) deveria pensar seriamente em adotar o costume da Roma antiga, quando o casal tinha uma cama, mas ela servia para o sexo, não para o sono.
Para mim, essa história toda tem lógica. É claro que de vez em quando dormir agarradinho, de conchinha, é uma maravilha. Mas que isso atrapalha o sono, atrapalha. Portanto, sou defensor da tese do pesquisador Neil Stanley: a cama em comum deverá servir para os insubstituíveis atos sexuais. De vez em quando servirá como espaço reservado e confortável para um bate-papo mais afeito, um cafuné em hora imprópria, uma afago mais quente. Mas na hora do sono, cada um pra sua cama.
Aliás, para os médicos ouvidos na pesquisa britânica, só há um jeito para não perder horas preciosas de sono: comprar uma cama bem grande e com cobertores separados. Pode ser, mas haja espaço no quarto. Até porque, segundo a própria ciência, a história de ficar abraçadinho a noite toda parece funcionar bem melhor nos romances de cinema do que na vida real.

Gilson Sousa

2 comentários:

  1. Tem ainda a bendita tv no quarto que invariavelmente satisfaz um e atrapalha o outro!

    ResponderExcluir
  2. Concordo,queria todos soubessem disso.

    ResponderExcluir