sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Copo virado


Foi aquilo que você tinha previsto. Exatamente aquilo. Quando entrei no bar, ainda cedo, ninguém me percebeu. E eu fui o primeiro a me sentir ausente de mim mesmo. Sem o sorriso de antes. Sem a certeza do abraço. Sem braço também. Por um instante fiquei acuado. Mas esse álcool é desbravador. Bastou um instante mais sólido e eu comecei a lacrimejar. Pensei em você, pensei no mundo.
Foi tudo o que eu não esperava um dia. As paredes do coração desmoronando e eu sem poder fazer nada. Agora o bar estava repleto de fantasmas. Todos querendo me embriagar. E eu acuado, ainda. Procurando você, mas sem querer olhar pra você. Na vitrola, Chico Buarque cantarolava uma melodia triste. Na minha vitrine, um homem esquálido, sem pé, sem graça, sem cabeça.
Foi aí que eu me apavorei. Exatamente como você tinha previsto. Desabei quando você entrou no bar esbanjando paixão. Não mais por mim. Mas por quem, ao que parece, soube segurar na sua mão. Eu não. Procurei apenas mergulhar no meu copo. Olhei pra mim mesma e me percebi. Virei e quando fui embora, deu ainda para ouvir o Chico dizer: “Quis morrer de ciúme, quase enlouqueci, mas depois, como era de costume, obedeci”.

Gilson Sousa

6 comentários:

  1. É amigo, a vida é assim mesmo, dá voltas, porém ainda dá tempo pra lutar, pra pedir mais uma cerveja, o bar ainda não fechou....LUTE, eu sei que vc consegue, mostre que ama, só os fracos não lutam, e vc não se encaixa nesse grupo que eu sei, não se esconda, mostre que quer, eu sei que vc quer, mostre que pode, eu sei que vc pode, mude...não seja egoísta com vc mesmo....isto não te levará a nada, a não ser a solidão....eu sei que vc consegue, muitas vezes só nos damos conta do quanto gostamos de alguém quando a perdemos,o que AINDA não é o seu caso,(sinto que vc não a perdeu) não tente mudar o mundo, se vc mudá-lo não vai mais se chamar mundo....e se mudar vai perder a graça e a beleza que só ele tem....te adoro....quero te ver bem....beijos

    ResponderExcluir
  2. É Gilson, vc e suas mudanças... É como vc escreveu uma vez para mim em uma carta: "O Gilson Sousa é assim mesmo, às vezes se dá bem, mas às vezes se arromba..."

    Isaac

    ResponderExcluir
  3. Por tantas vezes me senti assim e você nunca entendeu... é estranho ler esse desabafo, quando eu já lhe acreditava imune a tais sentimentos...
    Bem vindo ao mundos dos mortais! Mas quem sabe desvirar o copo pode depender só de você. Boa sorte e muitos beijos. Gosto muito de você.

    ResponderExcluir
  4. Comentaram comigo sobre essa crônica hoje.
    Corri assim que cheguei em casa para ler...
    Fiquei surpresa! Não o imagina esperando, querendo ou desejando uma única mulher.
    Até agora me pergunto se era eu essa "desavisada", pois acho que fui a úniac a chegar por lá. Por muito tempo esperei ouvir uma só palavra que me fizesse ficar e nunca mais sair de sua vida!
    Minha mão ainda está aqui, caso você queira segurar... Só que agora, apenas como uma velha e boa AMIGA!
    Te adoro!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço todos os comentários, mas vejam só que estrago a literatura é capaz de fazer na mente das pessoas... Valeu.

    ResponderExcluir