segunda-feira, 1 de março de 2010

Farinha pouca, meu pirão primeiro: a era digital em SE


Confesso que achei engraçada a guerra de vaidades entre as duas principais emissoras de televisão em Sergipe, TV Atalaia e TV Sergipe, para mostrar ao telespectador quem detém o título de ‘1ª a transmitir o sinal digital no estado’. Nos telejornais noturnos que foram ao ar hoje, o desejo de ser o chamado ‘pai da criança’ ficou latente. Mas quem está com a razão?
A transmissão do sinal digital da TV Sergipe (Rede Globo) começou hoje mesmo, com direito a festa na sede da emissora reunindo dezenas de políticos e seus puxa-sacos. Teve até uma espécie de teleconferência com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, que falou através de um telão e parabenizou a TV pelo feito. Ao vivo, o governador Marcelo Déda fez o mesmo. Tudo lindo.
Só que minutos depois, no telejornal da concorrente, a TV Atalaia (Rede Record) fez questão de colocar no ar reportagem afirmando ser ela a detentora do título em questão. Disse aos telespectadores que desde o dia 23 de janeiro de 2009 já transmite sua programação com o novo sistema. Pelo menos é o que mostrou a matéria com depoimentos, inclusive, do mesmo Hélio Costa e do governador Marcelo Déda. Uma beleza.
E foi aí que fiquei em casa a matutar. Na boa. Coisa de tabaréu mesmo, já que nem 5% dos aparelhos de TV em Sergipe estão aptos a receber o sinal digital: o que vai mudar na minha vida e na de milhares de sergipanos caso tenha sido a TV Atalaia ou a TV Sergipe a primeira a emitir o tal sinal digital em suas respectivas programações? Sei não.
A propósito, basicamente a TV Digital é uma nova tecnologia de transmissão de sinais de televisão que proporciona gratuitamente ao telespectador melhor qualidade de imagens e sons e uma série de novos benefícios, tais como ver televisão quando em deslocamento e interagir com os programas. Com as transmissões digitais, a televisão terá uma imagem sem fantasmas ou chuviscos, nítida, com som comparável ao de um CD.
O problema é que para receber Alta Definição é necessário ter um televisor FULL HD com conversor embutido. E mais: todos os atuais televisores de tubo e os de LCD ou Plasma sem os conversores necessitam de um aparelho externo para sintonia dos novos canais digitais, os chamados conversores digitais. Então, levante a mão quem já tem isso tudo aí.

Gilson Sousa

2 comentários:

  1. Ei, eu estou pensando em comprar um full ... kkkk

    ResponderExcluir
  2. Boa pergunta Gilson, quem? (tenho um colega que a tv dele ainda é em preto e branco). Vi essa reportagem e achei uma besteira!

    Isaac

    ResponderExcluir