sexta-feira, 26 de março de 2010

Sujeira debaixo do tapete


Isso é o que todo mundo chama de ‘varrer a sujeira de casa para debaixo do tapete’. Pois bem. É inegável a importância do incentivo dos meios de comunicação ao esporte amador em Sergipe. Até porque profissionalismo é algo que passa por longe daqui. Até no futebol, que cada vez se enterra mais. Então, palmas para a TV Sergipe que promove um torneio de futebol de salão bastante movimentado em cidades do interior.
Todos os dias, no seu telejornal esportivo, quase que 80% do tempo é destinado a reportagens sobre o tal torneio. Isso em detrimento de outras modalidades esportivas. Mas tudo bem, pois o critério é deles. Por isso tem matéria sobre musa, sobre torcidas, sobre famílias de jogadores, sobre coreografias, sobre os jogos – é claro, sobre papagaios, periquitos e cachorros. Só coisas boas, para eles – é claro.
Então, nesta sexta-feira, lendo o blog do amigo jornalista Cláudio Nunes dei de cara com uma nota enviada pela leitora Gildete Resende que me deixou estarrecido. “Ônibus da seleção de São Cristóvão é apedrejado”, diz a nota relativa a uma das partidas de futsal do referido torneio da TV Sergipe. “Torcedores da seleção de Itaporanga apedrejaram o ônibus da seleção de São Cristóvão na saída do ginásio, após o empate por 0 a 0, na noite desta quarta-feira”, continua.
“Três vidros laterais foram quebrados. Um membro da delegação sofreu um pequeno corte no pé, resultado dos estilhaços. Sangrou um pouco, mas nada preocupante.Uma multidão de torcedores, aos gritos, esperou a saída da seleção de São Cristóvão na saída do ginásio e jogavam pedras e telhas no ônibus que conduzia a seleção de São Cristóvão”. Que horror.
“Vale ressaltar que não havia policiamento no ginásio de esportes”, prossegue a nota de Gildete. “Após esperar por cerca de 30 minutos apareceu uma viatura, que acompanhou a delegação de São Cristóvão até a saída da cidade. A comunicação deste lamentável incidente foi registrada na 12ª delegacia de polícia na cidade de São Cristóvão e a federação Sergipana de Futsal, como também a TV Sergipe, que inclusive presenciou o fato, mas lamentavelmente não divulgou”.
Ou seja, sujeira debaixo do tapete não combina com um bom jornalismo. Vamos repensar essa jogada, camaradas. Se o fato aconteceu, por que não divulgar? Até para que situações semelhantes não se repitam. E lembrem sempre: acima do dever profissional de comunicador, está o dever de cidadão. Está o dever da indignação. O dever de saber que todos os dias estamos fazendo a coisa certa.

Gilson Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário