sexta-feira, 14 de maio de 2010

Bezerra e o desejo latente de levar uma surra


Nos últimos três anos, acompanho com faro de animal felino, olhar de ave de rapina e percepção de bicho roedor todas as sessões plenárias da Assembleia Legislativa. Isso na condição de assessor de imprensa do líder governista, deputado Francisco Gualberto. No entanto, nada me impede que lance minha atenção ao comportamento e atuação plenária sobre os demais 23 parlamentares daquela Casa. Coisa de jornalista.
Pois bem. Dentre tantos aspectos, os que mais chamam a atenção é a astúcia do líder da oposição, Venâncio Fonseca, e a perspicácia de Gualberto para defender um governo mergulhado em falhas miúdas que se transformam em grandes armadilhas para o bom andamento da administração pública. Mas no fim, esse embate político/ideológico entre os dois parlamentares acaba sendo saudável para o parlamento.
Agora, o que não dá para engolir com quietude é o comportamento do senhor Augusto Bezerra. Um homem com nível de cinismo pouco visto na vida real. Um parlamentar altamente qualificado para praticar o mal. Legítimo representante da política do ‘quanto pior, melhor’. Uma espécie de baluarte da imoralidade. Mas esse senhor quer, a todo custo, servir de referencial aos ideais da ética na política. Um acinte à inteligência do povo sergipano.
E escrevo isso para mostrar um pouco da minha indignação por conta do episódio lamentável da quarta-feira no plenário da AL, quando por muito pouco dois parlamentares sérios, Gualberto e Rogério Carvalho, não perderam a cabeça e partiram pra cima de Bezerra. Isso após uma serie de provocações feitas por ele, que o que mais deseja nesse momento crucial de sua carreira política é ser agredido fisicamente e sair como vítima nessa história.
Isso mesmo. Para Augusto Bezerra, levar um tapa na cara seria o equivalente a conquistar um belo troféu. Isso poderia até garantir sua reeleição. Mas só que os deputados do governo jamais irão chegar a esse ponto. Irão, sim, engrossar o discurso contra ele. Mostrar cada vez mais que ele mente descaradamente e pratica uma política rasteira contra o atual governo. Mas tapa na cara dele quem vai dar é o povo. É só aguardar para ver.
Foi lamentável sim o ocorrido durante a sessão, mas admito que é duro de engolir as provocações rotineiras de Bezerra. Creio que até Jó, o personagem bíblico, perderia a paciência diante de um homem desses. E posso afirmar que foi unanimidade entre os jornalistas que presenciaram o fato, que bastava um simples toque no ombro para que ele se jogasse no chão, em cena semelhante às praticadas por jogadores de futebol que sempre tentam ‘cavar’ pênaltis inexistentes. Por sorte ninguém encostou um dedo nele, por mais que ele procurasse.
E antes que eu esqueça, quero dizer ainda que tenho colegas, ex-professores do Unificado, que possuem em mãos um bombástico e horripilante dossiê de maldades praticadas pelo cidadão Bezerra. Aguardam somente ele perder a prerrogativa da ‘imunidade parlamentar’ para tomarem providências judiciais.
E assim vai se desenhando o futuro desse senhor, que carrega no peito o desejo de ser vítima de uma agressão física, mas só que a surra que o deixará cambaleando e gemendo de dor, muito provavelmente, virá das urnas eletrônicas em outubro próximo. Isso tão somente porque pratica uma política equivocada, longe de ser considerada uma ação opositora a um projeto de governo em vigência. É o denuncismo pelo denuncismo, prática que não se sustenta num mundo ideológico. Portanto, façam suas apostas.

Gilson Sousa

3 comentários:

  1. Quer que eu vá dá um chute nos ovos deles ??? é só me dizer!!!!

    ResponderExcluir
  2. Acompanho todos os dias os programas de George Magalhães e Gilmar Carvalho no rádio do meu carro, indo para o trabalho. Essa semana ouvi os debates de Bezerra, o cara é um FDP, tamanha é a sua arrogância, cinismo que dá nojo, sem contar as mentiras. Afinal, ele e Venâncio sempre foram medíocres. Não defendo o governo de Déda, pois sei que no governo atual, tem gente igual ou pior do que Bezerra e Venâncio, mas o povo merece debates coerentes que venha a melhorar as condições de vida da população e não políticos que se agridem sem chegar a lugar algum. A resposta está breve, nas urnas... a foto me lembra uma citação de um desenho...

    Isaac

    ResponderExcluir
  3. Esse cara nunca me enganou. Quando morava aí e acompanhava pela imprensa o que se passava na Casa Legislativa, ficava indignado com tamanho cinismo. É realmente um filho da puta mesmo. Mas ele vai cair como tantos outros que se arvoraram do discurso da 'democracia e da ética' para praticar suas baixezas. É isso aí. Que venham outros outubros.

    ResponderExcluir