sexta-feira, 28 de maio de 2010

A riqueza da MPB nas mãos de desconhecidos


Sabe aqueles espetáculos musicais que você vai assistir despretensiosamente, só porque lhe convidaram de última hora, e que você sequer sabia pronunciar direito o nome do (s) artista (s)? Pois é. Lá fui eu ao Viva Ará Café no sábado passado, pensando apenas no bom papo e na cerveja gelada ao lado de Paulo Lobo, Silvio Rocha e companhia ilimitada. Coisa de costume. Mas eis que a noite nos reservava uma surpresa mais que gratificante. Estava prestes a conhecer dois grandes artistas nacionais que encheram meus olhos e principalmente meus ouvidos com boa e autêntica música popular brasileira.
Era dia de show de Tatiana Cobbett e Marcoliva, uma dupla de Florianópolis que um dia antes havia feito a abertura do show de Moraes Moreira no majestoso teatro Tobias Barreto. Mas no Viva Ará, espaço simples e pequeno, porém não menos importante, Tati e Marco não deixaram por menos. Eu mesmo ajudei até a carregar parte do cenário montado na hora pela própria dupla de artistas. Uma aula de inspiração e dedicação. E a gente ali, acompanhando tudo ao lado das cervejas geladas.
Foi então que chegou a hora do show. Público chegando, pessoas curiosas, umas afoitas, feito Tanit Bezerra, outras acalentadas, feito Joubert Morais. E o calor tomando espaço. Até que no palco, preenchido por duas vozes e um baita violão, Tatiana Cobbett e Marcoliva deram o recado da melhor maneira possível. Cantaram músicas do recente cd autoral ‘Bendita Companhia’, mas agregaram até o nosso Joubert ao repertório. Desfilaram os mais diversificados ritmos brasileiros de jeito bem próprio, passando pelo forró, choro, valsa, samba, rock, baladas. Uma noite memorável.
Depois do show, como o espaço é pequeno e altamente democrático, tivemos o prazer de ter à nossa mesa a própria Tatiana. Aliás, trata-se de uma carioca que é também bailarina formada pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Sua biografia aponta que trabalhou durante 12 anos na companhia paulista Balé Stagium e já produziu inúmeros espetáculos de dança país afora. Uma maravilha. E quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho da dupla acesse:
www.sonoraparceria.com.br/benditacompanhia ou www.clubecaiubi.ning.com/profile/tatianacobbett.


Gilson Sousa

3 comentários:

  1. É Gilson, não conhecia essa preciosidade. Realmente é muito boa, inclusive entrei no site que você recomendou e baixei o cd Bendita Companhia, legal, valeu pela divulgação e recomendação. É importante acessar blogs iguais ao seu; a gente acaba ficando informado e conhecendo outras novidades. Garanto que pouca gente conhece essa dupla aqui em Aracaju, talvez pela falta de divulgação ou falta de interesse mesmo, não sei...infelizmente algumas pessoas só apreciam o que não presta e algumas porcarias (não generalizando) que vem da Bahia, como um tal de rebolation.

    Isaac

    ResponderExcluir
  2. Caaaara!!!!
    Essa é a melhor parte, qual parte? - 'te ouvir, sentir...' bom é o encontro com o outro, com os iguais, com o 'olho bom da platéia', como Tatiana diz. Valeu a força na montagem...eh eh. A gente sentiu, assim como você, boa energia predominante no espaço, a sensação é recíproca e vale ressaltar a importância da ação de um artísta, pensar e criar um espaço propício para a circulação de arte: - Valeu Lobo, valeu Gilson, valeu amigos, Tanit, Joubert Moraes, Pantera...valeu Aracaju!
    Viva Ará Café!
    obrigado!
    marcoliva

    ResponderExcluir
  3. Companheeeiro, obrigado pelas palavras (suas e do marcoliva), o show foi realmente muito bom e o disco lá em caasa está sempre "na agulha" como se dizia no tempo do vinil.
    Agora é esperar que você vá ao show do Fábio Lima, sexta que vem lá no bom e velho Viva Ará, abração!!

    Paulo Lobo

    ResponderExcluir