terça-feira, 4 de maio de 2010

O desestressante Pica-Pau


Sempre gostei dos desenhos animados que passavam na minha época de guri (Manda Chuva, Zé Buscapé, Os Jetsons, Scooby doo etc). Todos divertidos e com um certo quê de inocência. Aliás, inocência até demais em certos casos, mas em geral, a esperteza de alguns personagens-chave é que chamava a atenção nos filminhos. E esperteza, camarada, é o prato principal do personagem que mais admiro desde então: o irrequieto Pica-Pau.
A propósito, trata-se de um desenho estressante, mas que em muita gente causa um efeito anti-stress impressionante. É como aquela velha história de beber mais uma no dia seguinte à ressaca, só para curar de vez o mal estar provocado pela cachaçada do dia anterior. Com o desenho funciona mais ou menos assim: se estiver estressado, sente na poltrona para assistir as peripécias estressantes do passarinho de cabeça vermelha e logo seu problema vai embora. Receita infalível.
Tenho uma sobrinha pequenininha que adora o desenho. Passa horas em frente à TV, nos finais de tarde, acompanhando os episódios repetidos mais de dez mil vezes nos últimos anos. Sinceramente, acho melhor do que aqueles exibidos na Globo e que só mostram porrada e mais porrada. Com o Pica-Pau, apesar de a porrada também correr solta, a simbologia é outra. O lúdico fala mais alto e a criançada acaba se divertindo pra valer com o personagem que adora sair sempre por cima em todas as situações.
E fuçando a Wikipédia, que traz várias informações sobre o personagem, incluindo filmografia, premiações e curiosidades, descobri que o bicho foi criado em 1940 pelo artista de storyboard Walt Lantz. Está bem velhinho. Mas continua sendo até hoje um pica-pau antropomórfico (animal com corpo e características humanas), considerado um dos personagens mais notáveis do gênero. Em tempo: o Pica-Pau é um dos poucos astros de desenho animado que possui uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywwod. Muito bacana.

Gilson Sousa

4 comentários:

  1. Eu particularmente gosto muito muito de assitir o desenho, (quando posso)principalmente com Zeca Urubu e o cavalo Pé de Pano,é muito engraçado, mas é verdade que os episódios são repetidos. Lhe digo ainda que é desenho mais indicado para a criançada, justamente pela sua inocência; nos desenhos mais modernos, existem algo por trás que pode influenciar as cabecinhas das crianças, ifelizmente... mas o que a tv tem de bom para elas?

    Isaac

    ResponderExcluir
  2. Isaacccc.....que isso ?????? (algo por traz que pode influenciar as cabecinhas)??? nossaaaaaaaaaa...

    ResponderExcluir
  3. Gilson adoroooooooooooo picaaaaaaa - pauuuuuuuuuu.......kkkkkkk....gosto desde que era menininha.....

    ResponderExcluir
  4. O interessanta é a história da criação do personagem. O Walter Lantz estava em lua de mel com sua mulher quando uma batida na janela toda a noite estragava a 'visão das carruagens de fogo'. Então ele percebeu que o desmancha-prazeres era um pica-pau. Lantz perdeu a lua de mel, mas ganhou um personagem e tanto...

    ResponderExcluir