terça-feira, 4 de agosto de 2009

O caso da “anciã viril”


Chico Ribeiro Neto (chicoribe@gmail.com) é jornalista

O diretor do Ginásio São Bento me escolheu pra fazer o discurso no aniversário de Salvador. Perdi a noite em cima do caderno. O pior foi descobrir uma frase que falasse que Salvador, apesar de antiga, era moderna. Aí cometi a seguinte pérola: “Salvador, esta anciã viril...”
Os colegas me aplaudiram junto às bandeiras do Brasil e da Bahia e o diretor do Ginásio, D. Norberto Santana, apertou a minha mão, disse que gostou, mas observou: “Aquela imagem de anciã viril foi que não ficou muito boa”. Anos depois, meu irmão Cleomar gozava com minha cara: “Anciã viril é uma velhinha de pau duro”.
A cada aniversário de Salvador me lembro dessa história. De lá pra cá, a gente foi ficando mais velho.
Lembro que, voltando de uma festa, um grupo de umas 15 pessoas, as meninas iam a pé com o sapato alto nas mãos, andando pela Avenida Vasco da Gama, para chegar até a Praça da Sé e pegar o lotação de Barbalho. Era década de 60, quando o bolinho da Cubana era novidade e meu irmão mais velho contava as histórias do Café das Meninas, na Ajuda.
Fui de turma de rua, a Turma dos Aflitos, antes de chegar a TV Itapoan. Quando a TV chegou, todo mundo foi parar na sala da tia de Chico Canela, a única casa que já tinha o aparelho. Deixamos de roubar as bandeirinhas do 2 de Julho que os homens da Prefeitura penduravam nos postes na véspera da maior data da Bahia.
As pedras da praia do Unhão, onde mergulhei muito dos oito aos 16 anos, brilham na minha lembrança. Com um amigo, Zoinho, roubamos “madeirit” da construção da Avenida Contorno pra fazer uma catraia, um barquinho de madeira que Cleomar apelidou de “Minas Gerais”, em homenagem ao nosso poderoso porta-aviões.
“A rua toda namorou com as Irmãs Tripa”, diziam com algum exagero, mas as magrelas eram fogo.
Mergulho de novo no Unhão e lá do meio do mar, de onde a gente “avistava o Elevador Lacerda”, no caminho que a luz do sol formava até o horizonte quando era de tardinha, mando um beijo para esta amada anciã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário