terça-feira, 11 de maio de 2010

O passeio de Dunga e seus convocados pela África


Tenho plena consciência de que esse time montado pelo dublê de técnico de futebol Dunga para disputar a Copa do Mundo da África do Sul não tem chance alguma de trazer o título. E isso não é pessimismo nem muito menos anti-patriotismo. É visão lógica.
Um time que tem Josué, Gilberto Silva, Doni, Júlio Batista, Michel Bastos, Felipe Melo, Grafiti e mais meia dúzia de perna de pau, não vai pra lugar nenhum. Não senhor. Aliás, diz Dunga que esse Grafiti “joga com o coração”. E deve ser mesmo. Porque com os pés é coisa rara de se ver.
No caso dos que ficaram de fora da convocação, apesar do intenso clamor popular, como Neymar, Ganso, Pato e Ronaldinho Gaúcho, a coisa fica mais lógica ainda. Pra que levar para a África esse pessoal bom de bola se a seleção vai lá só passear? Não acredita? A sorte é que os bilhões envolvidos com as transações comerciais país afora durante o período de copa não podem ser desprezados pela economia local e até mundial.
Quanto ao pessoal que até agora resmunga pela não convocação do Adriano, do Flamengo, esse deveria tomar chá de maracujá. O próprio jogador, antes considerado um Imperador, fez de tudo para não estar na lista da seleção. Simplesmente não quer mais jogar bola. Nem aqui nem em lugar nenhum do planeta. Quer mais é ser feliz e viver tranquilamente na favela onde nasceu. Diz aí se não é?
Mas vamos à lógica. O fato é que a FIFA, entidade mais retrógrada do mundo, em pé de comparação com a igreja católica fincada no Vaticano, já tem tudo planejado para esta copa na África. E o Brasil não fará parte do pódio dos vencedores. Para o nosso país, diga-se, está reservada a “grande emoção” de conquistar o título em casa, lá em 2014.
Afinal, uma seleção penta-campeã do mundo, é bom lembrar disso, não pode se dar ao luxo de perder a copa duas vezes em casa. Em 1950, todos sabem, a seleção brasileira foi derrotada na final do torneio pelo Uruguai com o placar de 2 a 1 em pleno Maracanã. E você acha que a FIFA deixaria isso acontecer novamente em tempos mercadológicos?

Gilson Sousa

Um comentário:

  1. Pois é meu caro Gilson, estava a comentar alguns desses itens ontem com meu irmão, essa convocação realmente foi triste, deixar Neymar e companhia de fora não agradou tanto. Talvez a pressão que o Dunga recebeu foi muito grande ou quem sabe, não foi nem ele que escalou o time, só fez ler a lista de convocados, observe que só 03 jogadores jogam no Brasil, o resto é de fora. Quanto ao Ronaldinho Gaúcho, não sei se iria fazer tanta falta...

    Isaac

    ResponderExcluir