terça-feira, 14 de julho de 2009

Antonio Carlos Viana com livro novo



O Jornal da Cidade, na capa do caderno Variedades, fez hoje uma reparação e justiça dignas de aplauso dos leitores. Reproduziu a matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, há mais ou menos um mês, enobrecendo o novo livro de contos de Antonio Carlos Viana, nosso professor Mangueira. “Cine Prive”, o livro, foi apresentado e comentado pelo jornalista Francisco Quinteiro Pires.
“Este é o meu livro mais pessimista, escrito quando sofria graves problemas de saúde, por isso os personagens estão vivendo uma situação de abatimento”, disse Viana, na entrevista ao ‘Estadão’. A propósito, segundo o jornalista, “Cine Prive” é uma criação de um homem sem nenhum humor. O que é razoavelmente natural para quem conhece trabalhos anteriores de Viana, a exemplo de “Aberto está o inferno (2004)”, “O meio do mundo e outros contos (1999)”, “Em pleno castigo (1981)” e “Brincar de manja (1974)”.
O atual livro reúne 20 contos e mostra um escritor cada vez mais íntimo das palavras e idéias que passeiam pelos textos. Mas até isso ele contesta. “Não é a idéia que conta, mas a estrutura frasal. Ela tem que ter um ritmo, pois se a frase final não estiver na cadência do conto, todo o texto se perde”, assegura o escritor.
Professor aposentado do Departamento de Letras da UFS, Antonio Carlos Viana é hoje um dos nomes mais celebrados da literatura de ficção no Brasil. Fez doutorado na Universidade de Nice (França), mas antes havia passado por maus bocados na vida. Chegou a vender cachorro quente junto com a esposa quando moravam em Teresópolis (RJ). “Não sei como tive esse rasgo de coragem, mas foi uma experiência que valeu a pena”, confirma.
O quinto livro do sergipano Antonio Carlos Viana (escritor que conquistou o pleno domínio da sua técnica ficcional e perdeu totalmente a esperança na humanidade), está à venda na Escariz ao preço de R$ 32,50. Imprescindível para quem aprecia literatura de excelente qualidade.

Gilson Sousa

2 comentários:

  1. muito legal esse blog !!

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha encontrar seu blog, Gilson. Fomos colegas na UFS e muito me orgulho de ter estudado com Mangueira. Meu mestre, minha referência.
    Um abraço,
    Anna Manguinho

    ResponderExcluir