quarta-feira, 3 de junho de 2009

O “HOMO ETILICUS”


Paulo Lobo (paulolobo@infonet.com.br)


Silvio Rocha, além de bom amigo e fotógrafo competente, é também um conhecido cantor das noites sergipanas. É figurinha carimbada em vários bares de Aracaju com seu violão educado, repertório eclético e uma indisfarçável simpatia.
Como a maioria dos músicos da noite, Silvio gosta de tomar uma cervejinha gelada e de bater um bom papo numa mesa de amigos. Até aí nada demais.
Acontece que a coisa vem tomando proporções preocupantes de uns tempos pra cá. A cervejinha eventual do fim de semana tem se transformado em coisa do passado. Agora o consumo é diário e em proporções cavalares. Os amigos estão preocupados.
Até o jornalista Cleomar Brandi, um dos maiores consumidores de conhaque de que se tem notícia por estes costados, anda fugindo do Silvio Rocha como o diabo da cruz.
- Silvio ta vindo aí! – Diz Gilson Sousa, com semblante preocupado.
- Êêpa, então bora se picar daqui! - Anuncia Cleomar, quase levantando da cadeira de rodas.
Também pudera. Onde Silvio chega não sobra uma mísera cerveja e a farra se estende até o sol nascer. Diversos amigos perderam reuniões importantes ou ganharam cefaléias homéricas por conta das tertúlias silviorocheanas.
Não obstante os protestos dos companheiros de bar, Silvio desenvolveu uma técnica ainda mais sofisticada: para evitar as reclamações dos garçons e donos de bares que cansados da noitada, ameaçam fechar seus estabelecimentos, Silvio já passa num deles com uma caixa de isopor, manda preparar alguns tiragostos, feito isto, põe toalha de banho e escova de dentes num bornal e chega de surpresa na casa de um amigo.
Lá, abre a cerveja, põe os petiscos na mesa e começa a dedilhar o violão. Como a pessoa já está em casa mesmo e o arsenal de comes e bebes já está garantido, Silvio fica tranqüilo. Sabe que a casa dificilmente será fechada e a farra não será interrompida. Qualquer coisa é só cochilar alí no sofá mesmo. No último domingo eu fui vítima da “Silvio Delivery”, a nova técnica deste verdadeiro “Homo Etilicus”. Todo cuidado é pouco!

4 comentários:

  1. KKKKKKK! Rapaz, o cara tá impossível mesmo, viu.. Um dia desses saí decidido a voltar não tão tarde pra casa. Daí resolveram chamar o Silvio. Pronto. Cheguei em casa às seis da manhã. Quando algúem falava em ir embora da farra, o cara dizia: "NÃO!Eu tava em casa, tranquilo, vocês me fizeram vir aqui. Agora aguentem!!!"

    TENHA MEDO!!!!!
    Álvaro Müller

    ResponderExcluir
  2. Um dia alguém me perguntou... "Você conhece Silvio?" E eu respondi: "E COOOOOOMO conheço!" rs.
    Mas infelizmente não consigo dizer "e como", só comia... ops! Como conhecia Silvio, pois esse safado não me liga mais pra nenhuma farrinha báscia dessa. Me aguarde, viu?
    Amoooooooooooooooooo você e essa musicalidade nagô.
    Xero no olho(da cara).
    XiBia

    ResponderExcluir
  3. hahahahahahhahaha

    queria um amigo assim aqui em casa!
    :~

    Débora Andrade

    ResponderExcluir
  4. Cleomar fugindo de bebida, quase sainda da cadeira? xiiiiiiiiiiiiiii! A coisa ta feia mesmo pro tal Silvio!

    ResponderExcluir