terça-feira, 2 de junho de 2009

Tiro o chapéu para o Samu 192


Graças a Deus continua eficiente esse Samu - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência -, em Aracaju. Fui testemunha disso hoje pela manhã. Da varanda de casa, em frente ao Extra, presenciei um motociclista atropelar um ciclista bem na faixa de pedestre que fica na saída do viaduto do DIA, sentido Centro. Foi um corre-corre. O moço da bicicleta estatelado no asfalto quente e um monte de gente parando ao redor. Logo, as pessoas mais sensatas sacaram o celular e ligaram 192.
Dali da varanda fiquei atento a tudo. Em menos de 10 minutos – não contabilizei com precisão o tempo – a ambulância do Samu chegou ao local, fez os primeiros atendimentos e logo depois removeu a vítima para um hospital. Achei bacana. Não conheço números oficiais sobre atendimentos na cidade feitos pelo Samu, mas também não procurei. Creio que são muitos, pois nosso trânsito é uma loucura. Principalmente nos últimos anos, com a entrada em circulação de milhares de motocicletas e motonetas que são vendidas até em supermercados.
É importante dizer que agentes de trânsito também chegaram rápido ao local e conseguiram organizar o vai-e-vem de veículos que cruzavam a parte de baixo do viaduto na hora de pico. Já o motoqueiro que causou o acidente, bem na faixa de pedestres, ficou no local com um dos guardas da SMTT esperando pela perícia. Aí demorou bastante. Bem feito.

Gilson Sousa

3 comentários:

  1. rapaz, falar a verdade, o samu só deve ser rapido ai pras bandas da zona sul, pq aqui pelas bandas onde eu moro, dá tempo de encomendar a alma pro satanás, fazer a volta ao mundo de bicicleta e esse povo não chega.

    ResponderExcluir
  2. O comentário acima foi deixado por mim, Débora (PovoBunda). Sociedade Alternativa é o login do meu orkut.

    :)

    ResponderExcluir
  3. Débora, até em comentário de blog vc me faz rir. Adoro seu texto. Rapaz quem tem que rezar são os pedestres que vão e vem do terminal dia. O trânsito alí é uma loucura. Como não tem radar por perto, os carros passam voados. Todo cuidado é pouco.

    ResponderExcluir