terça-feira, 9 de junho de 2009

Palmas para a Orquestra Sanfônica de Aracaju


O fato é inédito. Enquanto um monte de babaca por aqui fica reverenciando as bandas de axé da Bahia, os músicos sergipanos da pouco prestigiada Orquestra Sanfônica de Aracaju foi convidada para fazer o show de abertura no São de João de Salvador. Fiquei sabendo disso através de e-mail indignado do baiano/sergipano Cleomar Brandi, que não constatou repercussão da notícia na mídia local. “Cadê o bairrismo do
sergipano? Netinho, em plena decadência (alguém aí pode cantarolar, agora, uma música do bombado?), chega em Aracaju e ainda tem tapete vermelho”, queixou-se o jornalista.
Pois bem. O show da Orquestra Sanfônica de Aracaju será amanhã, dia 10, quarta-feira, no Terreiro de Jesus, às oito da noite. “Cadê os fogos para os integrantes da Sanfônica? É capaz de voltarem para Aracaju, depois de muitos aplausos em Salvador, e ninguém notar aqui em Aracaju. Tá dado o recado”, disse Cleomar.
Pelo o que apurei, a orquestra sergipana abre a festa em Salvador. Logo depois os forrozeiros Elba Ramalho e Targino Gondim sobem ao palco principal. Enquanto isso, as televisões daqui, com a síndrome da autopromoção, continuam dando ênfase somente aos seus concursos de quadrilhas juninas e outras coisas semelhantes. A propósito, é bom lembrar que o grupo de sanfoneiros aracajuanos irá abrir pela terceira vez consecutiva o Forró Caju, no dia 18.
Só para reforçar: a Orquestra Sanfônica de Aracaju foi criada em 2007 pela Prefeitura de Aracaju e é formada por músicos e professores da Escola Oficina de Artes Valdice Teles. O objetivo foi incentivar novos acordeonistas e levar para a sociedade o que há de mais representativo na cultura sergipana. O grupo é um encontro de três gerações, com integrantes com idades entre 17 e 75 anos, e conta com a participação de duas mulheres. São 29 artistas, entre os quais 25 sanfoneiros, três percussionistas e um baixista.

Gilson Sousa

Um comentário:

  1. Rapaisss concordo em genero, numero e grau com tudo que vc disse ai.....eu postei uma dezena de videos da Orquestra Sanfonica no meu youtube e alguns videos ja passaram das 10.000 visitas....é vergonhoso a falta de divulgação desses artistas maravilhosos....mas enfim, aqui em Aracaju não se dá valor para artistas da terra. Visite meu blog , vc vai achar opiniao semelhante a sua : http://soundgraphicart-danyoung-br.blogspot.com/
    um abraço

    ResponderExcluir