sexta-feira, 10 de julho de 2009

Somos atrasados e ponto final


Achei bacana e oportuna a homenagem que a mídia sergipana fez aos 40 anos de existência do Estádio Estadual Lourival Baptista, o principal campo de futebol que existe por aqui. As tv’s se esforçaram e fizeram matérias e séries interessantes, com bastante informação para o público. O fato lamentável foi a completa ausência de imagens em movimento no dia da inauguração, 9 de julho de 1969.
Sim, trata-se de um atraso tecnológico imperdoável. No Brasil, as atividades televisionadas tiveram início em 1950. Mas somente 21 anos depois essa novidade chegou por aqui. Portanto, ninguém registrou em filme a festa de inauguração do Batistão, com a presença marcante da seleção brasileira de futebol que no ano seguinte conquistaria o tricampeonato mundial no México.
As reportagens da TV Sergipe, por exemplo, resgataram o áudio da partida em que a seleção de Pelé e companhia goleou a sergipana por 8 a 2 no Batistão. Muitas fotografias foram exibidas, sendo a maioria do acervo de Lineu Lins. Muita gente deu depoimento, mas nada de imagem do dia da inauguração. Lamentável.
A propósito, também é de se lamentar a falta de registro em imagem do episódio mais curioso do Batistão nestes 40 anos. Quem revelou foi Custódio Santana, da Federação Sergipana de Futebol. Disse ele ao repórter que na década de 1980, durante uma partida entre Confiança e Sergipe, o presidente alvi-rubro, Motinha, discordou da marcação de um pênalti contra o seu time e invadiu o campo.
Como se não bastasse a ousadia, tomou a bola das mãos do juiz, colocou na marca do pênalti, sentou em cima da redonda e ficou lá. “Aqui ninguém bate pênalti contra meu time, não”, teria dito ele. E vocês acreditam que não existe uma imagem sequer dessa proeza? É de lascar.

Gilson Sousa

Um comentário:

  1. Ouvi esse jogo pelo rádio com meu velho pai. Acredito que foi ele quem deu início a campanha "Fora Motinha", pois ouvi um sonoro "Fora Motinha,sai logo daí!" Acredito que meu velho,alvirubro doente, ainda encabeça esta campanha no bom lugar que ele deve estar.

    ResponderExcluir