sexta-feira, 12 de junho de 2009

O mundo real de Marco Vieira




“A pessoa é para o que nasce”. Esse é o título de um importante documentário brasileiro que retrata a vida de três irmãs cegas. Elas vivem no interior do Nordeste e esbanjam talento natural, apesar da extrema pobreza que ronda o dia a dia das três. Pois bem. Pisando firme no solo da nossa realidade, acredito mesmo que a pessoa é para o que nasce. Quase sempre.
Nesse contexto, quero falar aqui do repórter fotográfico Marco Vieira. Talvez a grande revelação do fotojornalismo local, já que apesar dos seus 34 anos de vida, entrou no mercado de trabalho profissional há pouco tempo. O menino, posso dizer, tem talento transbordando. Ainda como estudante de jornalismo, conquistou o Prêmio Direitos Humanos Petrobras de Jornalismo, categoria mídia impressa - jornal laboratório. Um grande feito.
“Aos oito anos vi umas figurinhas em um álbum que retratava a seleção brasileira de 82, comecei a imaginar como os fotógrafos conseguiam fazer aquilo, tirar uma foto dos jogadores durante o jogo (só pode ser no intervalo, pensava eu, rsrsr)”, contou-me Marco, certa vez. “Daí o tempo passou e comecei a fotografar eventos sociais. Não tinha grana pra fazer curso de fotografia nem pra comprar equipamento. Fui autodidata. Lia tudo que encontrava sobre o tema e praticava, além de saborear trabalhos de grandes fotógrafos”.
Atento às coisas, conheci o Marquinho como estagiário do semanário Cinform. À época, ele estava ladeado pelos consagrados mestres do fotojornalismo Fernando Seixas e Jairo Andrade. Dois vovôs com bagagens sem igual em terras sergipanas. E isso fortaleceu o trabalho do menino estagiário, é lógico. A propósito, a história dele para entrar no Cinform merece ser contada:
“Eu tinha que conseguir algum estágio pra continuar cursando jornalismo. Solução: fui parar em Cabrobó (PE) e registrei a greve de fome do bispo Luiz Cáppio em 2005. Pra isso enfrentei oito horas numa caravana de religiosos com seus cânticos e mais cânticos (quase me converto). Ficou muito bom o trabalho, e ao retornar fui oferecer ao Cinform, e acabei contratado como estagiário. Passei quase três anos lá”.
Então é isso. Hoje Marco Vieira, que também é cronista, firmou seu nome no rol dos bons fotógrafos sergipanos. Alia simplicidade ao talento, conserva o bom caráter e a postura, alimenta o sonho do socialismo e acredita que suas lentes podem ajudar a melhorar o mundo em que vivemos através da sensibilidade humana. Esse é o menino a quem devemos agradecer e aplaudir. Um profissional determinado e eficiente, digno do que faz, justamente porque nasceu para isso.

As imagens acima estão no blog http://www.flickr.com/photos/marcovieira

Gilson Sousa

13 comentários:

  1. Caramba! Já vou imprimir e guardar com muito carinho em meus arquivos. Fico grato pelas palavras Gilson. Me emocionou, e ainda pude ouvir da minha filha um maaaaassssa bem grande. Espero sempre poder contribuir com o jornalismo sergipano, e colegas como você me inspiram cada vez mais. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Nosssa muito bom mesmo , vou arquivar no meu PC para não perder de vista!
    Não conheço vc, mais através de uma amiga daí de Sergipe, estou lendo agora e adorando!!!
    Moro em Manaus, mais sou paulista, e vou passar para minhas amigas e amigos!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Realmente o texto está bem legal, é muito bom falar de pessoas simples mas que tem carater e força de vontade,gostei muito. parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Marcelo Conceição - estudante14 de junho de 2009 às 15:11

    Parabéns pela bela história em homenagem à esse grande fotógrafo.

    ResponderExcluir
  5. Deni você não vale!! Kkkkkkkkkkkkk
    Parabéns grande Gilson um gol de placa falar sobre esse brilhante fotógrafo sergipano. Show!

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com suas palavras, Gilson.
    Marquinhos é um profissional de encher os olhos (muitas vezes literalmente, com fotos emocionantes). Na faculdade, onde descobri nele um grande amigo, por várias vezes que estávamos entre os colegas observando suas fotos o que mais se escutava era: “Marquinhos é f*da, ne?!” Fico feliz que o seu talento esteja sendo, cada dia mais, reconhecido. Definitivamente ele nasceu pra isso e não havia como ser diferente. Poderia dizer que ele está sempre no lugar certo e na hora certa. E o melhor: com uma câmera na mão.
    Após ler o texto fui dar mais uma olhada no blog dele. E novamente eu repeti: “Marquinhos é f*da, ne?!” hehehe
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Anônimo não...Postado por Danielle Azevedo!

    Assino embaixo, Gilson!...Também tive a oportunidade de trabalhar com Marquinho no jornal Cinform, onde passei a conhecer o trabalho dele e a incluí-lo na minha lista pessoal de melhores fotógrafos. Além da garra e da competência, o que mais admiro em Marco (“lembre-se que se escreve sem o ‘s’, Dani!”) é a sua versatilidade. Sempre ouve um elogio depois de mostrar fotos... sejam elas de temática voltada ao esporte, em que consegue revelar movimento do atleta por meio de uma imagem estática... à cultura, com imagens que transmitem toda a emoção do artista...ou... à sociedade, em que aproveita para gritar por igualdade social. Sei que entre a lente da câmera e o olho deste fotógrafo existem elementos capazes de nos arrancar lágrimas e sorrisos e de nos conduzir da ficção à realidade (e vice-versa)... elementos que comunicam mais que um simples ponto de vista.... mas que nos despertam a reflexão sobre a vida e sobre o que nela estamos fazendo. É assim que fazem os bons fotógrafos! Abraços, Marco! Abraços, Gilson!

    ResponderExcluir
  8. Gilson obrigada por você expressar com lindas palavras quem é realmente este fotografo Marcos Vieira, conserva o bom caráter e a postura, alimenta o sonho do socialismo e acredita que suas lentes podem ajudar a melhorar o mundo em que vivemos através da sensibilidade humana.
    Parabéns estou orgulhosa por ter você como meu amigo, sempre a arte este presente em sua vida e sabe utiliza-la com dignidade e humanismo, continue sempre assim tenho certeza que o sol ira brilhar muito mais em sua vida.
    Natália

    ResponderExcluir
  9. Sem dúvida Marco Vieira é um nome de peso no fotojornalismo não só de Sergipe, como em qualquer parte do mundo. Foi com o incentivo desse grande profissional que entrei no fotojornalismo e com ele aprendi e continuo aprendendo. Esse nome forte ainda vai mais longe.

    Mário Sousa.

    ResponderExcluir
  10. Postado por Thiago Paulino

    Tive oportunidade de fazer algumas viagens e aventuras como Dom Marquito... boa referência Gilson!!

    Além de excelente profissional, é uma figura humana fantástica e para arrebentar ainda é flamenguista.

    E como disse certa vez Seu Ismael Pereira em uma entrevista comentando as fotos de Maquinho.. "É... esse menino tem tutano!!"

    Abraço e parabéns pelo texto..

    ResponderExcluir
  11. Belo texto! Qta dignidade, Gilson! À altura do nosso amigo.Junte-se aí o registro de que Marquinhos é ainda mais fantástico na sua simplicidade de SER, para além do mundo profissional, longe das lentes e dos olhares sobre os outros. Me identifico e admiro. Meu irmão por escolha!

    ResponderExcluir
  12. Tive o prazer de trabalhar com o Marquinhos no Cinform. O cara é fera! e um amigo daqueles também (carater, dignidade, simplicidade). Vida longa ao Marquinhos!!!!

    ResponderExcluir
  13. Marquinho não é só um fotógrafo com um olhar extraordinário, é um parceiro com sensibilidade ímpar. Formamos, no Cinform, uma dupla que aterrorizava e digo que só sou a jornalista que sou hoje porque tive o prazer de começar ao lade dessa figura. O trabalho dele é pra guardar na mémória - da cabeça, do computador, do pen drive....

    ResponderExcluir